Pular para o conteúdo principal

Espetáculo infantil ganha prêmio cultural e direciona seu trabalho para apresentações voltadas às Escolas Públicas. Guaiçara  ganha apresentações que acontecem no dia 15 de março, manhã e tarde para o público infantil e à noite é aberta para a comunidade. No dia 16 a Cia Giralua de Artes faz uma Oficina de Bichos do Campo em Argila para multiplicadores.

A Cia. Giralua de Artes, de Bauru - grupo teatral de repertório, formada há 13 anos, caminha interpretando a cultura popular brasileira e a literatura universal, aliando arte e educação.
Agora, durante o ano de 2013 deve expandir esse trabalho pelas cidades do interior paulista através do PROAC - Programa de Ação Cultural – edição 2012, da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo.

A Companhia foi vencedora com o Projeto Raízes do Capo que engloba teatro, artes plásticas e resgate do patrimônio imaterial histórico. Com isso, vai transmitir o saber da cultura caipira, criando uma interface da cultura com educação através de conteúdo artístico e trocas culturais de forma gratuita.
Com o espetáculo teatral “Histórias do Avô do Bisavô de Agripino” a Giralua dá um giro pelo Centro-Oeste paulista, passando por sete cidades, totalizando 21 apresentações, distribuídas entre as escolas convidadas, da rede pública e uma apresentação aberta ao público em geral, que tem ingressos de cortesia para grupos de terceira idade e asilos. Em Guaiçara as apresentações serão na EMEI Zacharias de Souza Leão, que fica na Rua Adão Afonso, n° 118, no centro da cidade.
Após a apresentação aberta ao público em geral, haverá uma sessão de bate papo após a apresentação aberta ao público em geral com um mediador convidado, violeiro e contador de causos, a partir do tema – Saberes do Homem do Campo e Memória - com a duração 30 minutos. A função desse convidado será mediar o público em sua leitura e impressões sobre a peça teatral, bem como suscitar a memória e contar seus próprios causos sobre a cultura caipira do interior de São Paulo.
O dramaturgo, ator e artista plástico Alessandro Brandão administra, ainda, uma oficina de Bichos do Campo em Argila voltada para educadores que serão os multiplicadores do saber. A atividade, também, acontece na EMEI Zacharias de Souza Leão, no centro da cidade.
Para Brandão, a história da montagem teatral revela a pureza do personagem principal - Agripino – um contador que tem muitos causos em sua memória, histórias vividas e ouvidas desde o tempo do tataravô. “Ele lembra da mula sem cabeça, do lobisomem, bicho papão e de outros personagens fantásticos que povoam as suas divertidas anedotas. Esse intercâmbio de diferentes áreas da cultura é o grande diferencial do nosso Projeto, abarca diversos públicos e dá continuidade ao processo de resgate da cultura caipira ”, adianta o dramaturgo. 


A CIA GIRALUA
Em sua linguagem artística a Cia. Giralua trabalha com teatro de bonecos interagindo com interpretação de atores; soma o teatro, as artes plásticas, música e literatura se inspirando na comunicação intimista dos contadores de histórias. O grupo compõe peças teatrais nos gêneros do teatro infantil e juvenil e intervenções cênicas. A trajetória da Cia. soma mais de dez montagens autorais. Contos tradicionais do Brasil e conteúdos da literatura universal, assim como questões ambientais e o renascimento da memória popular perfazem a inspiração para a dramaturgia própria.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10.08.2021 - 15 h ¨Odin, Thor e Loki

TENDA DA LEITURA EM BERTIOGA SEGUE COM AÇÕES DE INCENTIVO À LEITURA ONLINE

  O projeto de incentivo à leitura, Tenda da Leitura, em realização desde o mês de maio, oferece 12 ações artísticas através da plataforma da Giralua Companhia de Artes no canal youtube https://bit.ly/2Zo1NVQ . Vamos reunir as crianças e ouvir todos juntos uma história advinda da oralidade ou da cultura escrita? Com este convite, a Giralua Companhia de Artes chama a todos para interagir com o projeto literário Tenda da Leitura. O intuito, para estes dias em casa, é fomentar a importância que deve ser dada ao livro e à literatura e às artes em intermídia de linguagens.  Tenda da Leitura entrará em seu 3º ciclo de ações online no período de 20 a 27 de outubro. no dia 20 novo ciclo online se inicia até o final de outubro. Acompanhem! A proposta para ocorrer de forma presencial em 2020, passou por readequação para o formato online por conta da pandemia do novo corona vírus e as ações passam para ambiente virtual de forma gratuita, livre para todos os públicos. Com produção da Giralua C

TEMPORADA TEATRO ONLINE - HISTÓRIAS DO AVÔ DO BISAVÔ DE AGRIPINO / PROAC-SP

  ENTRE 21 DE SETEMBRO E 17 DE OUTUBRO A TEMPORADA ON LINE GRATUITA DO TEATRO HISTÓRIAS DO AVÔ DO BISAVÔ DE AGRIPINO  MEMÓRIA E AFETO NA COMUNIDADE PROJETO PREMIADO PELO PROAC/SP NO EDITAL DE CULTURA POPULAR A Giralua Companhia de Artes convida a toda população do estado de São Paulo, com o objetivo de propagar memória, afeto e boas histórias por muitos lugares, para apreciar o projeto Histórias do avô do bisavô de Agripino – Memória e afeto na comunidade. O espetáculo encerra a sua temporada online no dia 17 de outubro, e o acesso gratuito se dá através do canal da Giralua Companhia de Artes no Youtube  https://youtu.be/GYjcFQVFjXc O projeto teve início no dia 21 de setembro e durante três semanas levou gratuitamente e com exclusividade para oito cidades ricas em expressões culturais do Vale do Rbeira, Apiaí, Cajati, Registro, Ilha Comprida, Miracatu, Iporanga, Sete Barras e Cananéia, o espetáculo teatral online. No dia 11 de outubro a apresentação virtual será aberta a todos os