Pular para o conteúdo principal

COBRA NORATO TEATRO DE ANIMAÇÃO - MONTAGEM INÉDITA PREMIADA TERÁ TEMPORADA VIRTUAL

Espetáculo inédito da Giralua de Artes, companhia sediada em Bertioga, será apresentado gratuito em temporada online 


     Cobra Norato é a personagem que segue sua trajetória em busca do seu amor, encontra percalços a serem vencidos, recebe ajuda em seu momento de grande dificuldade quando atola em um útero de lama e é puxado para fora pelo rabo do tatu. Assim, conquista um amigo e companheiro de viagem e seguem juntos vivendo aventuras na Floresta Amazônica até o encontro com a filha da Rainha Luzia. O protagonista da história tem um caminho errante rumo a uma busca intuitiva que o transforma em herói em virtude dos perigos que enfrenta.
    
O espetáculo de teatro de animação foi concebido a partir da obra literária escrita pelo poeta modernista Raul Bopp, o qual integrou o movimento antropofágico e dedicou o poema a Tarsila do Amaral há quase 100 anos. Com as imagens pulsantes da obra literária, a Giralua Companhia de Artes criou sua 16ª peça teatral e, assim, com este novíssimo trabalho teatral, comemora seus 20 anos de trajetória nas artes cênicas. 

Sinopse do espetáculo 

A trajetória do poeta que estrangula a cobra, veste sua pele, e sai em busca da Filha da Rainha Luzia. Mas, tem que passar por provas e mergulhar em mundo maravilhoso, encarnado na cobra lendária da Amazônia até as Terras do Sem Fim. 


    Com a produção artística da Giralua Companhia de Artes, a montagem teatral Cobra Norato estreia online dia 5 de dezembro no Canal da companhia no YouTube e segue em temporada virtual até 20 de dezembro. A produção teatral inédita foi premiada através do Edital ProAC 01 – Produção e Temporada de Espetáculos Inéditos de Teatro, com realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, conta com apoio cultural da Secretaria de Turismo, Esportes e Cultura de Bertioga. 


Sobre o Teatro de Animação 

    Em “Cobra Norato Teatro de Animação” o público é levado a um universo mítico dentro da cultura amazonense, riqueza de imagens brotam no texto transportado na íntegra para a dramaturgia com a linguagem do teatro de bonecos e formas animadas. A linguagem cênica é pautada nas artes visuais, com a concepção das cenas advindas de 33 capítulos do livro, vinculada diretamente à cenografia que dá suporte à animação. A linguagem visual dos bonecos é livre do formato proporcional, sendo esse aspecto amplamente trabalhado em espetáculos da companhia.
    
    No elenco, um ator, uma atriz e uma artista da dança manipulam os bonecos personagens e a cenografia-personagem, em ação de montagem ou desmontagem da cena, inspirando e sedimentando a pesquisa para este trabalho. A trilha sonora composta originalmente para a peça traz sons da floresta, junto às composições que remetem a tradição da cultura amazônica. As vozes dos personagens são todas criadas e executadas pelos atores, dispondo de riqueza e variedade de timbres, com efeitos e volumes diferenciados nos sons da floresta e seres míticos. 

    O espetáculo é voltado para o público adulto, mas com classificação livre, para todas as idades, dado seu aspecto imagético da cultura lendária e folclórica brasileira. 

De Bertioga para o imenso território virtual 

    A montagem teatral inédita foi construída na cidade de Bertioga, na própria sede da companhia. O espetáculo foi readequado em sua proposta para apresentação online por conta da pandemia da Covid-19. Desta forma, uma programação foi delineada para uma temporada virtual gratuita de 5 a 20 de dezembro de 2020 no canal da Giralua Companhia de Artes no YouTube. 

    A estreia será no dia 5 de dezembro, às 20h e, no dia 6, entra no canal a apresentação online com interpretação da linguagem de sinais (acessibilidade em libras). 
    Durante a temporada de 15 dias, outras apresentações online se sucedem, como o Teatro Comentado em três edições com especialista em literatura comentando a obra, época e autor, também um encontro com os diretores que vão expor sobre a experiência do processo criativo e do direcionamento artístico, terá ainda uma conversa do elenco e equipe técnica sobre o processo da montagem teatral e, finalizando, a oficina de Construção de Bonecos de manipulação, coordenada pelo artista visual e bonequeiro Alessandro Brandão. Toda programação será gratuita.
PROGRAMAÇÃO TEMPORADA ON LINE no canal da Giralua Companhia de Artes no YouTube https://bit.ly/2Zo1NVQ em cartaz online

COBRA NORATO TEATRO DE ANIMAÇÃO COM GIRALUA COMPANHIA DE ARTES

05 de dezembro – Estreia às 20 horas em temporada até 20 de dezembro 

06 a 20 de dezembro de 2020 em temporada com acessibilidade em libras 


TEATRO COMENTADO

8 de dezembro às 20 horas 

Teatro Comentado com a Profª de Literatura Sybille Ariano, uma leitura sobre a obra Cobra Norato. Sybille é professora de Língua portuguesa e Literatura há onze anos. Formada em Letras pela USP e História pela PUC-SP. 

10 de dezembro às 20 horas 

Teatro Comentado com os Diretores: Katiane Negrão versa sobre o Corpo Manipulador e Alessandro Brandão expõe sobre o Teatro de Bonecos no espetáculo Cobra Norato. 

12 de dezembro às 20 horas 

Teatro Comentado com o elenco e equipe técnica: O processo da montagem teatral inédita Cobra Norato. Alessandro Brandão, Clara de Clara, Caró, Nathanael Martins e Val de Castro são os artistas da equipe.  

OFICINA ONLINE - Construção de bonecos de manipulação Orientação: Alessandro Brandão – artista visual e bonequeiro 
Público-alvo: bonequeiros, artistas, educadores e interessados em geral 

14 de dezembro às 20 horas, PARTE 1 Bonecos exemplos do acervo da companhia: técnica, material, didática de construção com as etapas. 

16 de dezembro às 20 horas, PARTE 2 Acompanhamento da construção de um boneco da estrutura à pele, com ambientes de apresentação/espaço cenográfico da apresentação. Exemplos de bancada, janela, biombo, mesa, etc
FICHA TÉCNICA 

Produção Artística: Giralua Companhia de Artes 
Direção Artística: Alessandro Brandão 
Direção de Produção: Valsineire Bueno de Castro 
Elenco: Alessandro Brandão/ Val de Castro/ Clara de Clara 
Direção do Corpo Manipulador: Katiane Negrão 
Construção dos Bonecos e Cenografia: Alessandro Brandão 
Assistente de artes e cenografia: Caró Brandão 
Trilha Sonora: Nathanael Martins 
Design: Ingrediente Comunicação 
Concepção de Figurinos: Val de Castro 
Costureira: Helena Valentim 
Confecção de adereços máscaras: Vilma Navarro 
Professora de Literatura convidada: Sybille de Freitas Ariano 
Tradutora e Intérprete de Libras: Andresa Lins dos Santos 
Registro Audiovisual e edição de vídeo: Estudio 2B /Liene Saddi e André Turtelli 
Assistentes: Clara Luz, Zeno, Nathanael 


Giralua Companhia de Artes foi fundada em Bauru por Alessandro Brandão e Val de Castro, com 20 anos de trajetória e uma dezena de importantes premiações em sua biografia artística. Para conhecer e acompanhar o trabalho artístico do grupo paulistano 

https://www.instagram.com/ciagiralua/ https://www.facebook.com/ciagiralua 
Canal no YouTube – Giralua Companhia de Artes https://bit.ly/2Zo1NVQ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10.08.2021 - 15 h ¨Odin, Thor e Loki

TENDA DA LEITURA EM BERTIOGA SEGUE COM AÇÕES DE INCENTIVO À LEITURA ONLINE

  O projeto de incentivo à leitura, Tenda da Leitura, em realização desde o mês de maio, oferece 12 ações artísticas através da plataforma da Giralua Companhia de Artes no canal youtube https://bit.ly/2Zo1NVQ . Vamos reunir as crianças e ouvir todos juntos uma história advinda da oralidade ou da cultura escrita? Com este convite, a Giralua Companhia de Artes chama a todos para interagir com o projeto literário Tenda da Leitura. O intuito, para estes dias em casa, é fomentar a importância que deve ser dada ao livro e à literatura e às artes em intermídia de linguagens.  Tenda da Leitura entrará em seu 3º ciclo de ações online no período de 20 a 27 de outubro. no dia 20 novo ciclo online se inicia até o final de outubro. Acompanhem! A proposta para ocorrer de forma presencial em 2020, passou por readequação para o formato online por conta da pandemia do novo corona vírus e as ações passam para ambiente virtual de forma gratuita, livre para todos os públicos. Com produção da Giralua C

Histórico de Realização em Teatro - 20 anos do Grupo Giralua Companhia de Artes

                  São 20 anos na estrada das Artes. Agora após 20 anos da Giralua, o desafio é o mesmo do inicio: continuar, ser, estar, ficar, permanecer, andar.   Tornou-se artista. A profissão de levar conteúdo imaterial, a profissão de criar, produzir, fruir manifestações do campo do imaginário, da cultura, do alimento onírico necessário para entrelaçar afetuosa e criativamente o Público.  N a mesma medida, a criança, o infantojuvenil, a juventude, os idosos, os pais e mães, a comunidade, a escola, assim atuando na formação educativa, no atentar-se às ações da Pedagogia da Arte para todos os seres humanos. A motivação advém de uma vontade interior dos artistas em comunicar com o mundo, através das expressões artísticas, sendo o Teatro o centro, o qual gera, resplandece, asperge, exala, flui a linguagem principal e para o Teatro servem com conteúdo a literatura erudita e popular, e ainda as Artes Visuais como a materialização plástica da imaginação, como uma condutora estética mater