Espetáculo inédito da Giralua de Artes, companhia sediada em Bertioga, será apresentado gratuito em temporada online
Cobra Norato é a personagem que segue sua trajetória em busca do seu amor, encontra percalços a serem vencidos, recebe ajuda em seu momento de grande dificuldade quando atola em um útero de lama e é puxado para fora pelo rabo do tatu. Assim, conquista um amigo e companheiro de viagem e seguem juntos vivendo aventuras na Floresta Amazônica até o encontro com a filha da Rainha Luzia. O protagonista da história tem um caminho errante rumo a uma busca intuitiva que o transforma em herói em virtude dos perigos que enfrenta.
O espetáculo de teatro de animação foi concebido a partir da obra literária escrita pelo poeta modernista Raul Bopp, o qual integrou o movimento antropofágico e dedicou o poema a Tarsila do Amaral há quase 100 anos. Com as imagens pulsantes da obra literária, a Giralua Companhia de Artes criou sua 16ª peça teatral e, assim, com este novíssimo trabalho teatral, comemora seus 20 anos de trajetória nas artes cênicas.
Sinopse do espetáculo
A trajetória do poeta que estrangula a cobra, veste sua pele, e sai em busca da Filha da Rainha Luzia. Mas, tem que passar por provas e mergulhar em mundo maravilhoso, encarnado na cobra lendária da Amazônia até as Terras do Sem Fim.
Com a produção artística da Giralua Companhia de Artes, a montagem teatral Cobra Norato estreia online dia 5 de dezembro no Canal da companhia no YouTube e segue em temporada virtual até 20 de dezembro. A produção teatral inédita foi premiada através do Edital ProAC 01 – Produção e Temporada de Espetáculos Inéditos de Teatro, com realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, conta com apoio cultural da Secretaria de Turismo, Esportes e Cultura de Bertioga.
Sobre o Teatro de Animação
Em “Cobra Norato Teatro de Animação” o público é levado a um universo mítico dentro da cultura amazonense, riqueza de imagens brotam no texto transportado na íntegra para a dramaturgia com a linguagem do teatro de bonecos e formas animadas. A linguagem cênica é pautada nas artes visuais, com a concepção das cenas advindas de 33 capítulos do livro, vinculada diretamente à cenografia que dá suporte à animação.
A linguagem visual dos bonecos é livre do formato proporcional, sendo esse aspecto amplamente trabalhado em espetáculos da companhia.
No elenco, um ator, uma atriz e uma artista da dança manipulam os bonecos personagens e a cenografia-personagem, em ação de montagem ou desmontagem da cena, inspirando e sedimentando a pesquisa para este trabalho.
A trilha sonora composta originalmente para a peça traz sons da floresta, junto às composições que remetem a tradição da cultura amazônica. As vozes dos personagens são todas criadas e executadas pelos atores, dispondo de riqueza e variedade de timbres, com efeitos e volumes diferenciados nos sons da floresta e seres míticos.
O espetáculo é voltado para o público adulto, mas com classificação livre, para todas as idades, dado seu aspecto imagético da cultura lendária e folclórica brasileira.
De Bertioga para o imenso território virtual
A montagem teatral inédita foi construída na cidade de Bertioga, na própria sede da companhia. O espetáculo foi readequado em sua proposta para apresentação online por conta da pandemia da Covid-19. Desta forma, uma programação foi delineada para uma temporada virtual gratuita de 5 a 20 de dezembro de 2020 no canal da Giralua Companhia de Artes no YouTube.
A estreia será no dia 5 de dezembro, às 20h e, no dia 6, entra no canal a apresentação online com interpretação da linguagem de sinais (acessibilidade em libras).
Durante a temporada de 15 dias, outras apresentações online se sucedem, como o Teatro Comentado em três edições com especialista em literatura comentando a obra, época e autor, também um encontro com os diretores que vão expor sobre a experiência do processo criativo e do direcionamento artístico, terá ainda uma conversa do elenco e equipe técnica sobre o processo da montagem teatral e, finalizando, a oficina de Construção de Bonecos de manipulação, coordenada pelo artista visual e bonequeiro Alessandro Brandão. Toda programação será gratuita.
PROGRAMAÇÃO TEMPORADA ON LINE
no canal da Giralua Companhia de Artes no YouTube
https://bit.ly/2Zo1NVQ
em cartaz online
COBRA NORATO TEATRO DE ANIMAÇÃO
COM GIRALUA COMPANHIA DE ARTES
05 de dezembro – Estreia às 20 horas
em temporada até 20 de dezembro
06 a 20 de dezembro de 2020
em temporada com acessibilidade em libras
TEATRO COMENTADO
8 de dezembro às 20 horas
Teatro Comentado com a Profª de Literatura Sybille Ariano, uma leitura sobre a obra Cobra Norato. Sybille é professora de Língua portuguesa e Literatura há onze anos. Formada em Letras pela USP e História pela PUC-SP.
10 de dezembro às 20 horas
Teatro Comentado com os Diretores: Katiane Negrão versa sobre o Corpo Manipulador e Alessandro Brandão expõe sobre o Teatro de Bonecos no espetáculo Cobra Norato.
12 de dezembro às 20 horas
Teatro Comentado com o elenco e equipe técnica: O processo da montagem teatral inédita Cobra Norato. Alessandro Brandão, Clara de Clara, Caró, Nathanael Martins e Val de Castro são os artistas da equipe.
OFICINA ONLINE - Construção de bonecos de manipulação
Orientação: Alessandro Brandão – artista visual e bonequeiro
Público-alvo: bonequeiros, artistas, educadores e interessados em geral
14 de dezembro às 20 horas,
PARTE 1
Bonecos exemplos do acervo da companhia: técnica, material, didática de construção com as etapas.
16 de dezembro às 20 horas,
PARTE 2
Acompanhamento da construção de um boneco da estrutura à pele, com ambientes de apresentação/espaço cenográfico da apresentação. Exemplos de bancada, janela, biombo, mesa, etc
FICHA TÉCNICA
Produção Artística: Giralua Companhia de Artes
Direção Artística: Alessandro Brandão
Direção de Produção: Valsineire Bueno de Castro
Elenco: Alessandro Brandão/ Val de Castro/ Clara de Clara
Direção do Corpo Manipulador: Katiane Negrão
Construção dos Bonecos e Cenografia: Alessandro Brandão
Assistente de artes e cenografia: Caró Brandão
Trilha Sonora: Nathanael Martins
Design: Ingrediente Comunicação
Concepção de Figurinos: Val de Castro
Costureira: Helena Valentim
Confecção de adereços máscaras: Vilma Navarro
Professora de Literatura convidada: Sybille de Freitas Ariano
Tradutora e Intérprete de Libras: Andresa Lins dos Santos
Registro Audiovisual e edição de vídeo: Estudio 2B /Liene Saddi e André Turtelli
Assistentes: Clara Luz, Zeno, Nathanael
Giralua Companhia de Artes foi fundada em Bauru por Alessandro Brandão e Val de Castro, com 20 anos de trajetória e uma dezena de importantes premiações em sua biografia artística. Para conhecer e acompanhar o trabalho artístico do grupo paulistano
https://www.instagram.com/ciagiralua/
https://www.facebook.com/ciagiralua
Canal no YouTube – Giralua Companhia de Artes https://bit.ly/2Zo1NVQ
Comentários
Postar um comentário