Pular para o conteúdo principal

Contos Africanos da Nação Iorubá



Conta a lenda Iorubá que Xangô foi Rei de Oió, destemido e justiceiro, tinha apenas um temor, a Morte e os mortos. Yansã, A Destemida, uma de suas esposas, que não teme nada, recebe um pedido do Rei para buscar uma poção mágica além do reino escuro e frio. A Senhora dos Ventos segue em uma longa jornada e encontra o líquido maravilhoso. Quando Xangô toma, de sua boca sai um barulho ensurdecedor junto com o fogo. Mas com fogo não se brinca, nem mesmo um rei, e a cidade fica incendiada, e Xangô sofre as consequências juntamente com seu povo.
Na história “A Mulher Búfalo” , o segredo de Iansã foi descoberto por Ogum, O Ferreiro, que escondeu a pele e os chifres da Destemida, para tê-la como esposa.



A Cultura Popular, incluindo os contos de tradição oral são bens imateriais e simbólicos de absoluta necessidade de transmissão permanente. A Giralua Companhia de Artes tem em sua pesquisa este ideal de repassar contos de tradição em suas contações de histórias e espetáculos teatrais.
O saber popular é uma fonte inesgotável e perfaz um espelho cultural de cada povo e nação. Temas universais estão contidos nos contos, por isso dotados de elevado grau de humanidade. Nas narrativas africanas encontramos a beleza da simplicidade do ser humano primordial, suas crenças e costumes. O tempo não é linear nas histórias Iorubás, presente, passado e futuro se interpõem, e acreditam eles, as histórias e as situações já vividas, sempre se repetem em outras pessoas.

As pessoas vivem o tempo, mas o tempo vive por si mesmo e dele é o sempre, o eterno ou o agora. Passado, presente e futuro estão sobrepostos e se repetem ciclicamente.

Nas pesquisas de Reginaldo Prandi e Pierre Verger obtivemos as narrativas advindas da Nação Iorubá, ou Nagôs. As histórias afro-brasileiras sobre os orixás, foram adaptadas em contação de histórias. Na linguagem dos contadores de histórias, interpretação dos atores, com bonecos de manipulação e elementos cênicos, cantorias e narração oral, apresenta-se a contação teatral.

A performance literária foi criada para o Sesc Araraquara no projeto “De Quem é Essa História?”, apresentado 20 vezes no Teatro do Sesc e cidades da Região (Matão, Itapuí, Dois Córregos e Bocaina.
Foi recebida com muito apreço pelo público infanto-juvenil, pois delicada e forte, religa e conecta a todos nós brasileiros, filhos miscigenados da Grande Mãe Africa e do Velho Mundo Europeu, desta forma sentimos o sangue ancestral que pulsa em nossas veias e estas histórias nos reconectam com esta origem.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10.08.2021 - 15 h ¨Odin, Thor e Loki

TENDA DA LEITURA EM BERTIOGA SEGUE COM AÇÕES DE INCENTIVO À LEITURA ONLINE

  O projeto de incentivo à leitura, Tenda da Leitura, em realização desde o mês de maio, oferece 12 ações artísticas através da plataforma da Giralua Companhia de Artes no canal youtube https://bit.ly/2Zo1NVQ . Vamos reunir as crianças e ouvir todos juntos uma história advinda da oralidade ou da cultura escrita? Com este convite, a Giralua Companhia de Artes chama a todos para interagir com o projeto literário Tenda da Leitura. O intuito, para estes dias em casa, é fomentar a importância que deve ser dada ao livro e à literatura e às artes em intermídia de linguagens.  Tenda da Leitura entrará em seu 3º ciclo de ações online no período de 20 a 27 de outubro. no dia 20 novo ciclo online se inicia até o final de outubro. Acompanhem! A proposta para ocorrer de forma presencial em 2020, passou por readequação para o formato online por conta da pandemia do novo corona vírus e as ações passam para ambiente virtual de forma gratuita, livre para todos os públicos. Com produção da Giralua C

TEMPORADA TEATRO ONLINE - HISTÓRIAS DO AVÔ DO BISAVÔ DE AGRIPINO / PROAC-SP

  ENTRE 21 DE SETEMBRO E 17 DE OUTUBRO A TEMPORADA ON LINE GRATUITA DO TEATRO HISTÓRIAS DO AVÔ DO BISAVÔ DE AGRIPINO  MEMÓRIA E AFETO NA COMUNIDADE PROJETO PREMIADO PELO PROAC/SP NO EDITAL DE CULTURA POPULAR A Giralua Companhia de Artes convida a toda população do estado de São Paulo, com o objetivo de propagar memória, afeto e boas histórias por muitos lugares, para apreciar o projeto Histórias do avô do bisavô de Agripino – Memória e afeto na comunidade. O espetáculo encerra a sua temporada online no dia 17 de outubro, e o acesso gratuito se dá através do canal da Giralua Companhia de Artes no Youtube  https://youtu.be/GYjcFQVFjXc O projeto teve início no dia 21 de setembro e durante três semanas levou gratuitamente e com exclusividade para oito cidades ricas em expressões culturais do Vale do Rbeira, Apiaí, Cajati, Registro, Ilha Comprida, Miracatu, Iporanga, Sete Barras e Cananéia, o espetáculo teatral online. No dia 11 de outubro a apresentação virtual será aberta a todos os