Pular para o conteúdo principal

Histórico de Realização em Teatro - 20 anos do Grupo Giralua Companhia de Artes

               




 





São 20 anos na estrada das Artes. Agora após 20 anos da Giralua, o desafio é o mesmo do inicio: continuar, ser, estar, ficar, permanecer, andar.  

Tornou-se artista. A profissão de levar conteúdo imaterial, a profissão de criar, produzir, fruir manifestações do campo do imaginário, da cultura, do alimento onírico necessário para entrelaçar afetuosa e criativamente o Público.



 Na mesma medida, a criança, o infantojuvenil, a juventude, os idosos, os pais e mães, a comunidade, a escola, assim atuando na formação educativa, no atentar-se às ações da Pedagogia da Arte para todos os seres humanos. A motivação advém de uma vontade interior dos artistas em comunicar com o mundo, através das expressões artísticas, sendo o Teatro o centro, o qual gera, resplandece, asperge, exala, flui a linguagem principal e para o Teatro servem com conteúdo a literatura erudita e popular, e ainda as Artes Visuais como a materialização plástica da imaginação, como uma condutora estética materializada nas coisas, assim entendemos a união do pensamento-intelecto, da vontade-ação e do sentimento-emoção em todas as criações e atividades artísticas  e culturais realizadas pela Giralua Companhia de Artes, pela atriz Val do Varal e pelo ator Alessandro Brandão, juntamente com uma gama de artistas convidados, os quais ao longo dos 20 anos trabalharam na companhia teatral.

*****************

Uma lista de todos os profissionais que trabalharam com a Giralua.

Artistas (atores) Fabiana Castro, Gabriella Delgado, João Folcato, Lidiane Marques,  Vinicius Giaferi, Luciana Capossi, Lara Grossi, Seu Chico das Minhocas, Sabrina Rocco, Morgana Kurmann, Camila Oliveira, Camila Caparroz, Mariza Basso, Giovanna Visceli, Talita Neves, Alice Flor, Clara de Clara.











músicos:  José Antonio Miziara, Harmonique,  Emerson Police, Marcela Fernandes, Nathanael Martins



Técnica: Thiago Duarte, João Folcato, Caró Brandão

Audiovisual (fotos e filmagem): Liene Saddi e André Turtelli (Estúdio 2B), Lili Pelosi, Tayná Matteo, Maria Alice Campitelli, Clara Luz, Zeno Brandão, Caró Brandão.

Produção: Wannyse Zivko (Arte & Efeito), José Vinagre, Regina Ramos, Will Queiróz, Caró Brandão








Trajetória do Grupo 20 anos - Resumo biográfico

Giralua iniciou seus trabalhos na cidade de Bauru, cidade natal de Alessandro Brandão e a mesma como cidade universitária e posterior familiar de Valsineire Castro. Os jovens Val e Alessandro viveram uma esfervescência cultural nos anos 90, quando a cidade era movida por inúmeras produções culturais fomentadas pela união do município com o estado, época das oficinas culturais e delegacias de cultura, as quais fomentavam uma grande gama de ações, as quais eram propulsões para a juventude interessada nos fazeres artísticos. Assim nesta época, vivenciaram plenamente como agentes da cultura, pois já viviam como trabalhadores da Arte. 
No ano de 1996 Val e Alessandro se unem como casal, no ano seguinte nasce Caró, em 1998 decidem mudar para o Ceará, em busca de ampliar o território geográfico e se contagiar com outras culturas dentro do Brasil. Vivem 8 meses de vida na Vila de Jericoacora, nesta época trabalham com o Instituto Dragão do Mar e com ações de formação com cursos e oficinas artísticas junto a comunidade da Vila. Em 1999 chegam na Vila de Visconde de Mauá no Rio de Janeiro, ali vivem 1 ano e voltam para Bauru para o nascimento dos filhos gêmeos. É o ano 2000. 

Neste ano nasce a Giralua Companhia de Artes e o espetáculo Histórias do avô do bisavô de Agripino, em seguida surge Brota!Brota!. No ano de 2002 o casal, a companhia teatral e os três filhos chegam em Santa Bárbara d`Oeste, localidade referencial de crescimento e juventude de Valsineire. Nesta cidade ficam três anos e ali se dá uma intensa produção artística e produção de diversas montagens inéditas de teatro, a maioria delas gestadas de forma independente, sem recursos externos, mas criadas com investimento do próprio casal fundador do grupo. Neste período foram produzidos e realizaram circulação os seguintes espetáculos e intervenções, além da circulação dos dois espetáculos já existentes no repertório:
* Salve Terra: Teatro de Animação e Contação de Histórias






* A longa viagem do balde sem água: Teatro de Atores e Bonecos
* Gente Nova na Rua de Casa - Criação de Bonecos e dramaturgia
* O Homem da Fábrica - peça teatral apresentada em Treinamento de Funcionários de Empresas privadas.


* Projeto Arte Viba - Teatro Relâmpago em ônibus da cidade, com recursos da Empresa de Transporte Urbano Viação Barbarense e realização da  Giralua - Foram executadas 8 esquetes durante 18 meses, além da criação de esquetes para Teatro Corporativo em Treinamento dos Funcionários.

* Malas Encantadas: Teatro de bonecos













Em 2005 de volta a Bauru a Giralua tem projeto premiado no Programa Estímulo à Cultura, conta histórias em diversas edições da Feira do Livro Infantil, tem projetos veiculados ao programa Escola Vai ao Teatro, integra programação infantil de unidades do Sesc em nível crescente. O ano de 2006 é passado em Mirantão -MG, uma residência artística na qual o grupo trabalha com a ONG Céu de Minas e com a Escolinha dos Pequenos - iniciativas da Pedagogia Waldorf. 

Neste ano, 2005, nasce o espetáculo Memórias das Estrelas





De 2007 a 2011 os artistas residem na cidade de Camanducaia, localidade que oferece uma educação de qualidade e gratuita para os três filhos do casal, neste período tornam-se educadores formais e trabalham em conjunto na criação da Escola de Artes de Camanducaia e ainda em projetos literários junto à Biblioteca da cidade.



Neste período de 2005 a 2011 a Giralua Companhia de Artes realizou uma série numerosa de apresentações juntos a unidades do Sesc pelo interior paulista.
 









 


Em 2012 de volta à Bauru para seguir os estudos, Val de Castro cursa a Pós Graduação na Unesp se especializando em Linguagem, Cultura e Mídia. A Giralua de Artes segue em franca expansão e parcerias, integrando diversos artistas convidados e inúmeros novos projetos culturais. Em 2013 se dá a primeira circulação com premiação pelo ProAC Cultura de Raíz, o espetáculo Histórias do avô do Bisavô de Agripino circula com oficinas por sete cidades da região centro oeste do estado: Guaiçara, Lourdes, Lucianópolis, Pederneiras, Sta Cruz do Rio Pardo, Teodoro Sampaio e Valparaíso.










Em 2014 surge um convite do Sesc Araraquara para a realização de um contrato anual no projeto "De quem é essa história", para esta ação é composta uma equipe de artistas e técnicos e durante um ano foram realizadas mais de 200 apresentações de 8 montagens inéditas para o público infantojuvenil, no teatro da unidade e em cidades da microrregião. No ano de 2015 novo contrato com a mesma unidade para o projeto "Um livro me contou", neste foram 4 montagens inéditas voltadas para a primeira infância. 











    Ainda em 2014, se deu a segunda premiação pelo ProAC - Difusão de Museus, foi o projeto "Memórias da Ferrovia em Bauru", o qual recebeu muitos elogios pela sua realização junto a equipe do Museu Ferroviário de Bauru

  





 

No ano de 2015 a terceira premiação pelo ProAC-Artes Integradas com o projeto Lumeia Festim Giralua de Artes, em comemoração aos 15 anos do grupo uma agenda de ações com circulação de espetáculo de teatro, oficinas de artes visuais e contação de histórias para educadores e ainda uma grandiosa exposição dos bonecos do acervo da Giralua.

Em 2016 nasce o FELELI- Festival de Leitura e Literatura premiado pelo Programa de Estímulo à Cultura de Bauru. Neste ano também nasce a Intervenção Literária Cabeças de Livro, e uma ebulição se dá com a integração de novos artistas à companhia. Neste ano a Giralua está residindo em Botucatu, por conta dos estudos dos filhos do casal em uma escola específica da cidade, e cria o Vórtice-Espaço Artístico da Giralua. Nesta casa, ateliê, galeria, mini-teatro um grande número de ações são executadas. Vórtice- Espaço Artístico entra no circuito da Virada Cultural Paulista, cria sua própria agenda de ações formativas e de difusão com apresentações de teatro, contação de histórias, exposições de artes visuais, ciclo de palestras, cine-debate, e até uma edição independente do FELELI também foi realizada, lindamente com apoio cultural e humano da Terra de Leitura.

Em 2017 a Giralua obtem a 4ª premiação do edital ProAC-Artes Integradas com o projeto "Fabulação na Cuesta", rico em ações de artes integradas como literatura, teatro e artes visuais, realizado na na microrregião de Botucatu.







Em 2017 nova edição do FELELI, assim como em 2018 acontece a terceira edição, ambas com premiação pelo Programa Estímulo à Cultura de Bauru e realização na cidade. Para em 2019 a companhia receber a 5ª  premiação para o grupo, do edital ProAC-Festivais de Arte para a realização da histórica e maravilhosa 4ª edição, a qual reuniu uma centena de profissionais e uma agenda com 40 ações de fomento à literatura em integração com todas as linguagens da Arte. Sempre abrangendo 10 bairros da cidade, escolas, comunidade e público de todas as idades, com atividades realizadas em locais como ônibus, empresas, feiras livres, escolas, centros culturais, Sesc, jardim botânico, praças. O Vórtice Espaço Artístico, neste ano com suas atividades em Bauru, acolheu a programação de encerramento do Festival. Em 2016, 17 e 18 o Festival Literário FELELI atingiu em cada edição 2.000 pessoas, em 2019 o número foi maior, 3.500 pessoas. Em soma o FELELI contemplou aproximadas 10.000 pessoas. Em todas as edições a Giralua atuou com elenco teatral, Contação de Histórias, Leitura Encenada para a Juventude e Intervenções Artísticas. 

Em 2019 a Giralua executa ações de sua 6ª premiação no Programa de Ação Cultural do estado de São Paulo, o ProAC-Artes Integradas com o projeto Cabeças de Livro, em uma inesquecível circulação por cidades da macrorregião de Bauru com sete atores no elenco, ações de incentivo à Leitura, oficinas de aquarela.
 




Em 2019, a Giralua transfere sua sede para Bertioga, no litoral paulista e se esmera na escrita de proposições em projetos culturais voltados para Baixada Santista e Vale do Ribeira. 
O Vórtice Espaço artístico, sede de ensaio e criação da companhia Giralua cria uma programação trimestral e recebe grupos da cidade para apresentações, buscando assim uma comunicação e conhecimento dos profissionais e pares culturais na cidade. 
Neste ano sai o resultado do editais ProAC e o grupo colhe ótimos frutos de sua dedicação, alcançando a premiação dos 3 projetos culturais submetidos: Edital de Ações de Incentivo à Leitura - Tenda da Leitura, Edital Incentivo ao desenvolvimento da cultura popular, tradicional, urbana, negra, indígena e plural no estado de SP - Histórias do avô do bisavô de Agripino - memória e afeto na comunidade; Edital Produção e Temporada de espetáculos inéditos de Teatro - Cobra Norato.

Em 2020, a Giralua Companhia de Artes inicia a execução dos projetos premiados, quando chega a Pandemia. Diversos cancelamentos ocorrem junto a unidades do Sesc e Sesi e os projetos premiados nos editais ProAC, em inicio de execução, são todos readequados para formato online. 







Assim chega a Giralua Companhia de Artes aos seus 20 anos, no ano de 2020. 2020 o ano da Pandemia Corona Vírus, o ano dos cancelamentos de contratos com os trabalhadores da cultura, um ano cheio de percalços no qual temos que reaprender, inventar novos modos, adequar para o imenso universo da virtualidade. Assim seguimos sobrevivendo com nosso histórico de realizações! Sempre continuando, permanecendo, sendo artistas em fluxo contínuo!

https://www.facebook.com/ciagiralua
https://www.instagram.com/ciagiralua/







                      


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10.08.2021 - 15 h ¨Odin, Thor e Loki

TENDA DA LEITURA EM BERTIOGA SEGUE COM AÇÕES DE INCENTIVO À LEITURA ONLINE

  O projeto de incentivo à leitura, Tenda da Leitura, em realização desde o mês de maio, oferece 12 ações artísticas através da plataforma da Giralua Companhia de Artes no canal youtube https://bit.ly/2Zo1NVQ . Vamos reunir as crianças e ouvir todos juntos uma história advinda da oralidade ou da cultura escrita? Com este convite, a Giralua Companhia de Artes chama a todos para interagir com o projeto literário Tenda da Leitura. O intuito, para estes dias em casa, é fomentar a importância que deve ser dada ao livro e à literatura e às artes em intermídia de linguagens.  Tenda da Leitura entrará em seu 3º ciclo de ações online no período de 20 a 27 de outubro. no dia 20 novo ciclo online se inicia até o final de outubro. Acompanhem! A proposta para ocorrer de forma presencial em 2020, passou por readequação para o formato online por conta da pandemia do novo corona vírus e as ações passam para ambiente virtual de forma gratuita, livre para todos os públicos. Com produção da Giralua C