Pular para o conteúdo principal

A cultura caipira dá o tempero





Depois de Guaiçara (nos dias 15 e 16 de março), chegou a vez de Pederneiras que ganha apresentações no dia 22 de março – direcionadas ao público infantil, às 10 e 15 horas. No dia 23, às 20 horas, o espetáculo é aberto para a comunidade. No período da manhã, do sábado, acontece a Oficina Bichos do Campo em Argila. O local das atividades é o Teatro Municipal.

Através de ações arte-educativas, a companhia conjuga no projeto premiado “Raízes do Campo – Histórias do Avô do Bisavô de Agripino”, três atividades com objetivos de propagar a cultura caipira de raiz no interior do Estado de São Paulo, especificamente junto a região centro oeste paulista. A peça teatral com conteúdo para a infância e público em geral perfaz uma ação de transmissão de saber sobre a realidade do homem do campo e preservação da memória; o bate-papo se apresenta como uma troca cultural e produção de sentido e, a oficina como uma prática pedagógica estimulante e de multiplicação.

Histórias do Avô do Bisavô de Agripino é uma divertida montagem que traz o clima da vida do homem do campo, com seus costumes, crenças, alimentação, cantigas e memórias. O público é contemplado pelos personagens que interagem com eles como se fossem seus convidados e confidentes.  Uma peça teatral com conteúdo para a infância e público em geral perfaz uma ação de transmissão de saber sobre a realidade do homem do campo e preservação da memória.

A Cia Giralua invoca imagens de um passado não muito remoto no interior de São Paulo, abarcando a cultura caipira através da dramaturgia, situações vividas pelas personagens, músicas populares cantadas, brincadeiras de adivinhas, manipulação de bonecos e elementos que remetem à cultura interiorana do campo e cidades pequenas.

Segundo o multiartista Alessandro Brandão, o espetáculo agrada a todas as idades, pois é leve e divertido. “Brincamos com as crianças, a ideia é remeter a memória dos adultos, provocar identificação com público da terceira idade, enfim, uma maneira simples e prazerosa de compartilhar e não deixar morrer a cultura brasileira caipira do interior e do campo” ressalta.

Serão duas apresentações direcionadas ao público infantil, envolvendo todas as crianças da Rede Pública no dia 22 de março. Outra, aberta aos interessados em geral, acontece no dia 23, às 20 horas. Nessa sessão noturna, o bate-papo se apresenta como uma troca cultural e produção de sentido, com a participação de Chico das Minhocas, violeiro e contador de causos. Brandão explica que o bate papo após a apresentação aberta à comunidade com um mediador convidado, será a partir do tema - Saberes do homem do campo e memória.

“Esse mediador será um violeiro e cantador de causos. Sua função é a de mediar o público em sua leitura e impressões sobre a peça teatral, bem como suscitar a memória e contar seus próprios causos sobre a cultura caipira do interior de São Paulo”, relata.

No sábado, dia 23, acontece a oficina como uma prática pedagógica a ser estimulada, com a manufatura de Bichos do Campo em Argila, direcionada aos professores e ministrada por Brandão. A atividade vem ao encontro da percepção de que as crianças das cidades estão a perder o sentido de tatear o barro e, os educadores, também, carecem desta vivência. “A tendência da sociedade contemporânea é o esquecimento deste passado tão recente, nossa contrapartida como artistas é avivar a memória e oferecer as crianças estas lembranças em elementos artísticos”, justifica o artista.  Todas as atividades são gratuitas.

Serviço: Espetáculo Teatral “Histórias do Avô do Bisavô de Agripino” - dia 22/ 03 (sexta-feira, manhã e tarde  - sessões fechadas para o público infantil). Sábado – dia 23 - espetáculo aberto ao público em geral. Classificação: livre. Duração: 50 minutos. Direção: Alessandro Brandão. Dia 23/ 03 - manhã - Oficina “Bichos de Argila” – 20 vagas – Primeiros Inscritos. Coordenação: Alessandro Brandão. Gratuito. Local: Teatro Municipal “Flávio Razuk” – Rua Prudente de Morais, s-211. Fone: (14) 32522281. Patrocínio: ProAC - Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo. Apoio: Thermic - Inspeções e Soldagens Especiais.

Outras cidades também recebem o espetáculo:

Abril
12 e 13
Lucianópolis
CCI- Centro de Convivência dos Idosos
Rua dos Vereadores, nº 330 – Centro
(14) 3286-1314

19 e 20
Santa Cruz do Rio Pardo
Palácio da Cultura Umberto Magnani Netto
Rua Conselheiro Antonio Prado, nº 560 – Centro
(14)3372-1227

Junho
7 e 8
Valparaíso
Espaço da Melhor Idade
Rua Bernardino Silva Prates, nº. 25 - Bairro São Pedro
(18) 3401-2204

21 e 22
Lourdes
Anfiteatro Municipal " Otaliba Lopes do Prado"
Rua José Luis  de Oliveira s/n.
(18) 97423129

Julho
12 e 13
Teodoro Sampaio
Feira da Lua
Praça Antonio Evangelista nº 1544
(18) 3282-2000










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Contos Africanos da Nação Iorubá

Conta a lenda Iorubá que Xangô foi Rei de Oió, destemido e justiceiro, tinha apenas um temor, a Morte e os mortos. Yansã, A Destemida, uma de suas esposas, que não teme nada, recebe um pedido do Rei para buscar uma poção mágica além do reino escuro e frio. A Senhora dos Ventos segue em uma longa jornada e encontra o líquido maravilhoso. Quando Xangô toma, de sua boca sai um barulho ensurdecedor junto com o fogo. Mas com fogo não se brinca, nem mesmo um rei, e a cidade fica incendiada, e Xangô sofre as consequências juntamente com seu povo. Na história “A Mulher Búfalo” , o segredo de Iansã foi descoberto por Ogum, O Ferreiro, que escondeu a pele e os chifres da Destemida, para tê-la como esposa. A Cultura Popular, incluindo os contos de tradição oral são bens imateriais e simbólicos de absoluta necessidade de transmissão permanente. A Giralua Companhia de Artes tem em sua pesquisa este ideal de repassar contos de tradição em suas contações de histórias e espe

COBRA NORATO TEATRO DE ANIMAÇÃO - MONTAGEM INÉDITA PREMIADA TERÁ TEMPORADA VIRTUAL

Espetáculo inédito da Giralua de Artes, companhia sediada em Bertioga, será apresentado gratuito em temporada online         Cobra Norato é a personagem que segue sua trajetória em busca do seu amor, encontra percalços a serem vencidos, recebe ajuda em seu momento de grande dificuldade quando atola em um útero de lama e é puxado para fora pelo rabo do tatu. Assim, conquista um amigo e companheiro de viagem e seguem juntos vivendo aventuras na Floresta Amazônica até o encontro com a filha da Rainha Luzia. O protagonista da história tem um caminho errante rumo a uma busca intuitiva que o transforma em herói em virtude dos perigos que enfrenta.      O espetáculo de teatro de animação foi concebido a partir da obra literária escrita pelo poeta modernista Raul Bopp, o qual integrou o movimento antropofágico e dedicou o poema a Tarsila do Amaral há quase 100 anos. Com as imagens pulsantes da obra literária, a Giralua Companhia de Artes criou sua 16ª peça teatral e, assim, com este novíssim

TENDA DA LEITURA EM BERTIOGA SEGUE COM AÇÕES DE INCENTIVO À LEITURA ONLINE

  O projeto de incentivo à leitura, Tenda da Leitura, em realização desde o mês de maio, oferece 12 ações artísticas através da plataforma da Giralua Companhia de Artes no canal youtube https://bit.ly/2Zo1NVQ . Vamos reunir as crianças e ouvir todos juntos uma história advinda da oralidade ou da cultura escrita? Com este convite, a Giralua Companhia de Artes chama a todos para interagir com o projeto literário Tenda da Leitura. O intuito, para estes dias em casa, é fomentar a importância que deve ser dada ao livro e à literatura e às artes em intermídia de linguagens.  Tenda da Leitura entrará em seu 3º ciclo de ações online no período de 20 a 27 de outubro. no dia 20 novo ciclo online se inicia até o final de outubro. Acompanhem! A proposta para ocorrer de forma presencial em 2020, passou por readequação para o formato online por conta da pandemia do novo corona vírus e as ações passam para ambiente virtual de forma gratuita, livre para todos os públicos. Com produção da Giralua C