Pular para o conteúdo principal

LUMEIA FESTIM GIRALUA COMPANHIA DE ARTES - Exposição Acervo Giralua de Artes - 15 anos

Imagem: Clara Luz


Ao longo da trajetória da Giralua Companhia de Artes, o artista plástico Alessandro Brandão construiu uma infinidade de bonecos, elementos cênicos e cenários para compor os espetáculos do grupo. Essa exposição apresenta uma seleção do acervo, juntamente, com registros e imagens. São bonecos, objetos cênicos, composições cenográficas e fotos da trajetória da Giralua Companhia de Artes perfazem a exposição na cidade de Bauru, onde o grupo iniciou sua trajetória.

Brandão sente identificação com Artaud, pela forma como ele coloca a relevância do elemento cênico. "Não é a busca da proporção realista, por exemplo, uma pedra, um índio gigante, uma árvore que cresce na proporção, na representação da cor , na forma, textura. É dado ao objeto cênico algo a mais do que a realidade proporciona, isso é o artístico, a busca da harmonia, segundo o ponto de vista do artista que está criando. O artista é ativo na criação, a criação também é ativa, vai se transformando", explica.

Para Brandão, o artista faz e desfaz, destrói e nunca termina. "O tempo não pertence ao artista, ele não tem condição de prever o tempo anímico para fazer o trabalho, ele se propõe a realizar no determinado tempo solicitado, mas dialoga com seu próprio estado anímico”, completa.

A trajetória da exposição não tem linearidade, ela é uma obra conjunta. Uma forma encontrada pela companhia de demonstrar que um acervo pertence ao seu repertório, reúne elementos de vários espetáculos, alguns transformados em outros no decorrer do tempo. Estes, estão representados na forma de registros fotográficos que permeiam a exposição trazidos em suportes como banners, painéis, quadros fotográficos.

Hospedada pela Galeria “Angelina Messemberg” no Centro Cultural Municipal “Carlos Fernandes Paiva” de 28 de fevereiro à 13 de março, a Exposição é aberta para visitação no dia 14 de abril na Galeria da Oficina Cultural "Glauco Pinto de Moraes" onde fica até o dia 18. No dia 18 as atividades do Projeto Lumeia Festim envolvem os arte educadores em duas oficinas: das 8h às 12h  - A Linguagem dos Contadores de Histórias e das 13h às 17h - Pintura em Aquarela. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na própria oficina, na rua Rio Branco, 18-40.



O projeto “LUMEIA FESTIM GIRALUA DE ARTES” leva ação cultural à infância, juventude, educadores e comunidade em geral  para as cidades de Bauru, Igaraçu do Tietê, Santa Cruz do Rio Pardo, Cafelândia, Botucatu, Canitar e Marília gerando ações pertinentes a difusão artística do livro e literatura através de contações de histórias, leitura encenada para juventude, duas oficinas artística para educadores, incluindo uma exposição comemorativa da trajetória, na cidade de Bauru. A realização é da Giralua Companhia de Artes e do ProAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. A Secretaria Municipal de Cultura e a Oficina Cultural Regional "Glauco Pinto de Moraes" apoiam o evento, na cidade de Bauru.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Contos Africanos da Nação Iorubá

Conta a lenda Iorubá que Xangô foi Rei de Oió, destemido e justiceiro, tinha apenas um temor, a Morte e os mortos. Yansã, A Destemida, uma de suas esposas, que não teme nada, recebe um pedido do Rei para buscar uma poção mágica além do reino escuro e frio. A Senhora dos Ventos segue em uma longa jornada e encontra o líquido maravilhoso. Quando Xangô toma, de sua boca sai um barulho ensurdecedor junto com o fogo. Mas com fogo não se brinca, nem mesmo um rei, e a cidade fica incendiada, e Xangô sofre as consequências juntamente com seu povo. Na história “A Mulher Búfalo” , o segredo de Iansã foi descoberto por Ogum, O Ferreiro, que escondeu a pele e os chifres da Destemida, para tê-la como esposa. A Cultura Popular, incluindo os contos de tradição oral são bens imateriais e simbólicos de absoluta necessidade de transmissão permanente. A Giralua Companhia de Artes tem em sua pesquisa este ideal de repassar contos de tradição em suas contações de histórias e espe

TENDA DA LEITURA EM BERTIOGA SEGUE COM AÇÕES DE INCENTIVO À LEITURA ONLINE

  O projeto de incentivo à leitura, Tenda da Leitura, em realização desde o mês de maio, oferece 12 ações artísticas através da plataforma da Giralua Companhia de Artes no canal youtube https://bit.ly/2Zo1NVQ . Vamos reunir as crianças e ouvir todos juntos uma história advinda da oralidade ou da cultura escrita? Com este convite, a Giralua Companhia de Artes chama a todos para interagir com o projeto literário Tenda da Leitura. O intuito, para estes dias em casa, é fomentar a importância que deve ser dada ao livro e à literatura e às artes em intermídia de linguagens.  Tenda da Leitura entrará em seu 3º ciclo de ações online no período de 20 a 27 de outubro. no dia 20 novo ciclo online se inicia até o final de outubro. Acompanhem! A proposta para ocorrer de forma presencial em 2020, passou por readequação para o formato online por conta da pandemia do novo corona vírus e as ações passam para ambiente virtual de forma gratuita, livre para todos os públicos. Com produção da Giralua C

COBRA NORATO TEATRO DE ANIMAÇÃO - MONTAGEM INÉDITA PREMIADA TERÁ TEMPORADA VIRTUAL

Espetáculo inédito da Giralua de Artes, companhia sediada em Bertioga, será apresentado gratuito em temporada online         Cobra Norato é a personagem que segue sua trajetória em busca do seu amor, encontra percalços a serem vencidos, recebe ajuda em seu momento de grande dificuldade quando atola em um útero de lama e é puxado para fora pelo rabo do tatu. Assim, conquista um amigo e companheiro de viagem e seguem juntos vivendo aventuras na Floresta Amazônica até o encontro com a filha da Rainha Luzia. O protagonista da história tem um caminho errante rumo a uma busca intuitiva que o transforma em herói em virtude dos perigos que enfrenta.      O espetáculo de teatro de animação foi concebido a partir da obra literária escrita pelo poeta modernista Raul Bopp, o qual integrou o movimento antropofágico e dedicou o poema a Tarsila do Amaral há quase 100 anos. Com as imagens pulsantes da obra literária, a Giralua Companhia de Artes criou sua 16ª peça teatral e, assim, com este novíssim