Pular para o conteúdo principal

LUMEIA FESTIM GIRALUA COMPANHIA DE ARTES - Para formar leitores



Durante muito tempo o ato de contar histórias nas escolas era tido como uma forma de entreter, distrair e relaxar as crianças. Foi só no século XXI que ressurgiu a figura do Contador de Histórias. 


A atriz Val de Castro em uma contação de história do folclore brasileiro

Sua importância no âmbito educacional e emocional das crianças, com presença certa em bibliotecas, feiras de livros, livrarias e escolas é fundamental para a formação do leitor. Esse costume popular pertencente à tradição oral, resgatado pela educação como estratégia para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, passa pela atividade inicial do escutar e do recontar.

Na antiguidade a narração oral de histórias era vista sob um olhar inferior à escrita. Apesar disso, os povos se reuniam ao redor da fogueira e contavam suas lendas e contos, disseminando a sua cultura e os seus costumes; reunir-se para ouvir histórias era uma atividade dos simplórios, isto explica por que durante tanto tempo esta prática foi rejeitada pela sociedade. Essas lendas e contos eram histórias do imaginário popular pertencentes à memória coletiva, destinadas, a ouvintes, adultos e crianças, que não sabiam ler.


Em prosseguimento das atividades do Projeto Lumeia Festim Giralua Companhia de Artes, em Bauru, acontece na Oficina Cultural Regional "Glauco Pinto de Moraes".

14 a 18/04 - Exposição Acervo Giralua de Artes 15 anos 

18/04 - Oficinas Artísticas para Educadores

das 8h às12h - A Linguagem dos Contadores de Histórias 
das 13h às 17h - Pintura em Aquarela 


Realização: 
Giralua Companhia de Artes
ProAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo
Apoio: Oficina Cultural Regional "Glauco Pinto de Moraes"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10.08.2021 - 15 h ¨Odin, Thor e Loki

TENDA DA LEITURA EM BERTIOGA SEGUE COM AÇÕES DE INCENTIVO À LEITURA ONLINE

  O projeto de incentivo à leitura, Tenda da Leitura, em realização desde o mês de maio, oferece 12 ações artísticas através da plataforma da Giralua Companhia de Artes no canal youtube https://bit.ly/2Zo1NVQ . Vamos reunir as crianças e ouvir todos juntos uma história advinda da oralidade ou da cultura escrita? Com este convite, a Giralua Companhia de Artes chama a todos para interagir com o projeto literário Tenda da Leitura. O intuito, para estes dias em casa, é fomentar a importância que deve ser dada ao livro e à literatura e às artes em intermídia de linguagens.  Tenda da Leitura entrará em seu 3º ciclo de ações online no período de 20 a 27 de outubro. no dia 20 novo ciclo online se inicia até o final de outubro. Acompanhem! A proposta para ocorrer de forma presencial em 2020, passou por readequação para o formato online por conta da pandemia do novo corona vírus e as ações passam para ambiente virtual de forma gratuita, livre para todos os públicos. Com produção da Giralua C

TEMPORADA TEATRO ONLINE - HISTÓRIAS DO AVÔ DO BISAVÔ DE AGRIPINO / PROAC-SP

  ENTRE 21 DE SETEMBRO E 17 DE OUTUBRO A TEMPORADA ON LINE GRATUITA DO TEATRO HISTÓRIAS DO AVÔ DO BISAVÔ DE AGRIPINO  MEMÓRIA E AFETO NA COMUNIDADE PROJETO PREMIADO PELO PROAC/SP NO EDITAL DE CULTURA POPULAR A Giralua Companhia de Artes convida a toda população do estado de São Paulo, com o objetivo de propagar memória, afeto e boas histórias por muitos lugares, para apreciar o projeto Histórias do avô do bisavô de Agripino – Memória e afeto na comunidade. O espetáculo encerra a sua temporada online no dia 17 de outubro, e o acesso gratuito se dá através do canal da Giralua Companhia de Artes no Youtube  https://youtu.be/GYjcFQVFjXc O projeto teve início no dia 21 de setembro e durante três semanas levou gratuitamente e com exclusividade para oito cidades ricas em expressões culturais do Vale do Rbeira, Apiaí, Cajati, Registro, Ilha Comprida, Miracatu, Iporanga, Sete Barras e Cananéia, o espetáculo teatral online. No dia 11 de outubro a apresentação virtual será aberta a todos os