Nestes tempos difíceis, os artistas estão fortemente abalados. Em sua caminhada profissional o ofício artista já se apresenta, por si como desafio, pois como artista autônomo, independente, sem patrocínio, que ganha o cada dia para pagar o hoje, sem clt, sem direitos trabalhistas, pois obrigatoriamente é MEI, ou ME, ou ainda que cooperado ou sindicalizado, sua garantia é parca ou nenhuma.
Neste tempo de crise por conta do novo corona vírus Sars-Cov-2 que causa a Covid-19 o artista passa por CANCELAMENTOS diversos. Você sabe que um contrato com artista inicia-se cerca de 4 meses antes da execução do trabalho? Muitas vezes na semana do Natal o artista está recebendo proposta para trabalhar dali há 5 meses no próximo ano, ou ainda para apresentar na Páscoa dali 4 meses e até mais a frente.
Aí chega o dia 15 de março de 2020 e todos artistas automaticamente foram CANCELADOS, na quase totalidade dos casos sem negociação de retomada, sem esperança de data para retomada e sem recebimento de multa alguma pelo cancelamento.
Também foi afetado a partir deste dia, o artista que conta com editais. Este tem seu próprio planejamento de cronograma, o qual depende de acertos com secretarias de cultura, governo do estado, instituições culturais. TODOS os equipamentos culturais e secretarias foram FECHADOS. A partir do dia 15 de março, por conta de decretos da quarentena e isolamento social todas as ações planejadas foram CANCELADAS.
Então, hoje fazem 50 dias que se deu início ao CANCELAMENTO de artistas em atividades culturais que aglomeram, sem nenhuma data para retomada. Não dá para saber sobre datas, a incerteza IMPERA junto ao CORONA VIRUS.
A aglomeração, o encontro, o lazer cultural, o entretenimento presencial poderá ocorrer quando? Não se sabe.
O Teatro e o Cinema, também os Museus e Galerias, junto a seus trabalhadores são sufocados pela atual crise.
Tentativa de saídas afetivas por conta própria
Pipocam lives, ao vivo, encontros e programação nas redes sociais e na internet como um todo. Tem sido bonito acompanhar o esforço e generosidade de muitos artistas para seguir comunicando e atraindo seu público. As pessoas por sua vez, podem escolher dentre uma gama de apresentações virtuais. Mas, esta ação NÃO MONETIZA o artista. Não reverte em recursos financeiros para a sobrevivência do artista. Bem poucos são os que tem algum patrocinador, algum projeto contratante desta ação enquanto trabalho remunerado.
O artista independente, sem contrato de apresentações, está sem recursos financeiros. O artista precisa do encontro, das instituições, das parcerias e principalmente do público. Por tudo isso, raciocina como a crise atual afeta este profissional.
Você conhece algum artista, você reconhece o trabalho e importância deste profissional? Então nestes tempos de crise, apoie-o em suas redes sociais. Nos dê o seu apoio, com curtidas e compartilhamentos. Vamos apoiar a arte, para que no pós-pandemia ocorra um retorno de profissionais fortes e permeados de vontade e criatividade, além de sua presença necessária a criar sentido, reflexão, beleza, bondade, conhecimento dentre tantas coisas boas e positivas que a arte proporciona aos seres humanos.
Comentários
Postar um comentário