Pular para o conteúdo principal

Cancelamentos - quarentena do artista e pós pandemia



Nestes tempos difíceis, os artistas estão fortemente abalados. Em sua caminhada profissional o ofício artista já se apresenta, por si como desafio, pois como artista autônomo, independente, sem patrocínio, que ganha o cada dia para pagar o hoje, sem clt, sem direitos trabalhistas, pois obrigatoriamente é MEI, ou ME, ou ainda que cooperado ou sindicalizado, sua garantia é parca ou nenhuma.

Neste tempo de crise por conta do novo corona vírus Sars-Cov-2 que causa a Covid-19 o artista passa por CANCELAMENTOS diversos. Você sabe que um contrato com artista inicia-se cerca de 4 meses antes da execução do trabalho? Muitas vezes na semana do Natal o artista está recebendo proposta para trabalhar dali há 5 meses no próximo ano, ou ainda para apresentar na Páscoa dali 4 meses e até mais a frente. 

Aí chega o dia 15 de março de 2020 e todos artistas automaticamente foram CANCELADOS, na quase totalidade dos casos sem negociação de retomada, sem esperança de data para retomada e sem recebimento de multa alguma pelo cancelamento.

Também foi afetado a partir deste dia, o artista que conta com editais. Este tem seu próprio planejamento de cronograma, o qual depende de acertos com secretarias de cultura, governo do estado, instituições culturais. TODOS os equipamentos culturais e secretarias foram FECHADOS. A partir do dia 15 de março, por conta de decretos da quarentena e isolamento social todas as ações planejadas foram CANCELADAS. 

Então, hoje fazem 50 dias que se deu início ao CANCELAMENTO de artistas em atividades culturais que aglomeram, sem nenhuma data para retomada. Não dá para saber sobre datas, a incerteza IMPERA junto ao CORONA VIRUS. 

A aglomeração, o encontro, o lazer cultural, o entretenimento presencial poderá ocorrer quando? Não se sabe. 

O Teatro e o Cinema, também os Museus e Galerias, junto a seus trabalhadores são sufocados pela atual crise.

Tentativa de saídas afetivas por conta própria

Pipocam lives, ao vivo, encontros e programação nas redes sociais e na internet como um todo. Tem sido bonito acompanhar o esforço e generosidade de muitos artistas para seguir comunicando e atraindo seu público. As pessoas por sua vez, podem escolher dentre uma gama de apresentações virtuais. Mas, esta ação NÃO MONETIZA o artista. Não reverte em recursos financeiros para a sobrevivência do artista. Bem poucos são os que tem algum patrocinador, algum projeto contratante desta ação enquanto trabalho remunerado. 

O artista independente, sem contrato de apresentações, está sem recursos financeiros. O artista precisa do encontro, das instituições, das parcerias e principalmente do público. Por tudo isso, raciocina como a crise atual afeta este profissional. 

Você conhece algum artista, você reconhece o trabalho e importância deste profissional? Então nestes tempos de crise, apoie-o em suas redes sociais. Nos dê o seu apoio, com curtidas e compartilhamentos. Vamos apoiar a arte, para que no pós-pandemia ocorra um retorno de profissionais fortes e permeados de vontade e criatividade, além de sua presença necessária a criar sentido, reflexão, beleza, bondade, conhecimento dentre tantas coisas boas e positivas que a arte proporciona aos seres humanos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Contos Africanos da Nação Iorubá

Conta a lenda Iorubá que Xangô foi Rei de Oió, destemido e justiceiro, tinha apenas um temor, a Morte e os mortos. Yansã, A Destemida, uma de suas esposas, que não teme nada, recebe um pedido do Rei para buscar uma poção mágica além do reino escuro e frio. A Senhora dos Ventos segue em uma longa jornada e encontra o líquido maravilhoso. Quando Xangô toma, de sua boca sai um barulho ensurdecedor junto com o fogo. Mas com fogo não se brinca, nem mesmo um rei, e a cidade fica incendiada, e Xangô sofre as consequências juntamente com seu povo. Na história “A Mulher Búfalo” , o segredo de Iansã foi descoberto por Ogum, O Ferreiro, que escondeu a pele e os chifres da Destemida, para tê-la como esposa. A Cultura Popular, incluindo os contos de tradição oral são bens imateriais e simbólicos de absoluta necessidade de transmissão permanente. A Giralua Companhia de Artes tem em sua pesquisa este ideal de repassar contos de tradição em suas contações de histórias e espe

TENDA DA LEITURA EM BERTIOGA SEGUE COM AÇÕES DE INCENTIVO À LEITURA ONLINE

  O projeto de incentivo à leitura, Tenda da Leitura, em realização desde o mês de maio, oferece 12 ações artísticas através da plataforma da Giralua Companhia de Artes no canal youtube https://bit.ly/2Zo1NVQ . Vamos reunir as crianças e ouvir todos juntos uma história advinda da oralidade ou da cultura escrita? Com este convite, a Giralua Companhia de Artes chama a todos para interagir com o projeto literário Tenda da Leitura. O intuito, para estes dias em casa, é fomentar a importância que deve ser dada ao livro e à literatura e às artes em intermídia de linguagens.  Tenda da Leitura entrará em seu 3º ciclo de ações online no período de 20 a 27 de outubro. no dia 20 novo ciclo online se inicia até o final de outubro. Acompanhem! A proposta para ocorrer de forma presencial em 2020, passou por readequação para o formato online por conta da pandemia do novo corona vírus e as ações passam para ambiente virtual de forma gratuita, livre para todos os públicos. Com produção da Giralua C

COBRA NORATO TEATRO DE ANIMAÇÃO - MONTAGEM INÉDITA PREMIADA TERÁ TEMPORADA VIRTUAL

Espetáculo inédito da Giralua de Artes, companhia sediada em Bertioga, será apresentado gratuito em temporada online         Cobra Norato é a personagem que segue sua trajetória em busca do seu amor, encontra percalços a serem vencidos, recebe ajuda em seu momento de grande dificuldade quando atola em um útero de lama e é puxado para fora pelo rabo do tatu. Assim, conquista um amigo e companheiro de viagem e seguem juntos vivendo aventuras na Floresta Amazônica até o encontro com a filha da Rainha Luzia. O protagonista da história tem um caminho errante rumo a uma busca intuitiva que o transforma em herói em virtude dos perigos que enfrenta.      O espetáculo de teatro de animação foi concebido a partir da obra literária escrita pelo poeta modernista Raul Bopp, o qual integrou o movimento antropofágico e dedicou o poema a Tarsila do Amaral há quase 100 anos. Com as imagens pulsantes da obra literária, a Giralua Companhia de Artes criou sua 16ª peça teatral e, assim, com este novíssim