Pular para o conteúdo principal

2019

Corre o meio de 2019 e não foi dito aqui, concomitantemente o quanto realizou a Giralua Companhia de Artes desde o início do ano

Oportunidades lindas para nos evoluir a cada troca.

O ano iniciou e em sua primeira semana as produções da Giralua bombam em Bauru. Uma série de expectativas se apresentam para o inicio, dois prêmios que a companhia recebeu pelo ProAC - Programa de Acão Cultural do Estado de São Paulo:  a circulação  Cabeças de Livro e a produção do IV Festival de Leitura e Literatura.

O ano começa quente com o chamamento do FELELI - Festival de Leitura e Literatura recebendo diversas inscrições, e o chamamento do Cabeças de Livro se desenvolvendo de forma tranquila e pulsante para incorporar sete artistas na formação do bloco de mediadores do livro em performance artística.
Uma realização de grande importância para a Giralua, a direção geral de um festival literário, a gestão de um recurso público, grande grupo de trabalho e parcerias como com a  Arte & Efeito e a Secretaria Municipal de Cultura de Bauru, além do apoio e realização através do ProAC-Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo

E, no agora, fazendo este diário em nível retroativo de relatos, já posso dizer que deu tudo certo e saímos mais maduros, com aprendizado e auto avaliação de forma a melhorar a cada vez mais, todos os dias com amor e liberdade.

O FELELI aconteceu de 22 de abril a 01 de maio de 2019

todos links que levam ao FELELI estão aqui:




A circulação Cabeças de Livro passou por sete cidades da região de Bauru, foi uma convivência artística muito rica com o estudo da Leitura, de novos livros e autores, ensaios, fotos, apresentação, oficinas, flash mob... uma experiência forte, a rua, a interpelação das pessoas, a conquista das pessoas, a entrega, o bom senso, a intervenção, a espontaneidade nossa e dos passantes... saímos mais generosos, curtidos, e com maior prontidão para assumir a vida e os projetos artísticos. Nos tornamos da rua e o mundo tão grandioso pode nos receber, pois temos muito a dizer e a mostrar de nosso desenvolvimento.






Aqui links para o projeto Cabeças de Livro e muitas outras imagens


Março foi Cabeças de Livro como pode conferir nas imagens e links acima. Abril foi Circulação no BiblioSesc Santana, muito lindo, sete apresentações em sete locais da região do bairro Santana. O caminhão biblioteca se instala em um ponto e os artistas apresentam na unidade escolar, rua ou praça próxima, gerando um grande entrosamento do público interessado na intervenção.


Maio, após o FELELI acontece um projeto muito especial para Val do Varal, durante todo o mês, aos sábados e domingos a programação de Mediação de Leitura na Sala de Leitura do Sesc Bauru, no final de maio e inicio de junho se dá a oficina Contação de Histórias no projeto Quem Educa o Educador do Sesc Bauru. Uma troca muito verdadeira, com ecos a perdurar em todos.

outro links que mostram muito mais do trabalho da Giralua Companhia de Artes

giraluaoficinascriativas.blogspot.com/



Junho de 2019 a Companhia muda de Bauru para Bertioga. Giralua tem sede na Rua Manoel Gajo no centro.
Giralua quer trabalhar na Baixada Santista, em São Paulo capital, em Bertioga e Litoral Norte, chegar mais para a região de Taubaté e adjacências, Registro, Região de Campinas, enfim alterar a rota.
Muitos quilômetros foram rodados pela companhia ao longo de 19 anos, 15 voltas no Planeta Terra em kilometragem percorrida. 
Temos grande fôlego, o coração está ótimo, as pernas aguentam, os passos seguem firme.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Contos Africanos da Nação Iorubá

Conta a lenda Iorubá que Xangô foi Rei de Oió, destemido e justiceiro, tinha apenas um temor, a Morte e os mortos. Yansã, A Destemida, uma de suas esposas, que não teme nada, recebe um pedido do Rei para buscar uma poção mágica além do reino escuro e frio. A Senhora dos Ventos segue em uma longa jornada e encontra o líquido maravilhoso. Quando Xangô toma, de sua boca sai um barulho ensurdecedor junto com o fogo. Mas com fogo não se brinca, nem mesmo um rei, e a cidade fica incendiada, e Xangô sofre as consequências juntamente com seu povo. Na história “A Mulher Búfalo” , o segredo de Iansã foi descoberto por Ogum, O Ferreiro, que escondeu a pele e os chifres da Destemida, para tê-la como esposa. A Cultura Popular, incluindo os contos de tradição oral são bens imateriais e simbólicos de absoluta necessidade de transmissão permanente. A Giralua Companhia de Artes tem em sua pesquisa este ideal de repassar contos de tradição em suas contações de histórias e espe

TENDA DA LEITURA EM BERTIOGA SEGUE COM AÇÕES DE INCENTIVO À LEITURA ONLINE

  O projeto de incentivo à leitura, Tenda da Leitura, em realização desde o mês de maio, oferece 12 ações artísticas através da plataforma da Giralua Companhia de Artes no canal youtube https://bit.ly/2Zo1NVQ . Vamos reunir as crianças e ouvir todos juntos uma história advinda da oralidade ou da cultura escrita? Com este convite, a Giralua Companhia de Artes chama a todos para interagir com o projeto literário Tenda da Leitura. O intuito, para estes dias em casa, é fomentar a importância que deve ser dada ao livro e à literatura e às artes em intermídia de linguagens.  Tenda da Leitura entrará em seu 3º ciclo de ações online no período de 20 a 27 de outubro. no dia 20 novo ciclo online se inicia até o final de outubro. Acompanhem! A proposta para ocorrer de forma presencial em 2020, passou por readequação para o formato online por conta da pandemia do novo corona vírus e as ações passam para ambiente virtual de forma gratuita, livre para todos os públicos. Com produção da Giralua C

COBRA NORATO TEATRO DE ANIMAÇÃO - MONTAGEM INÉDITA PREMIADA TERÁ TEMPORADA VIRTUAL

Espetáculo inédito da Giralua de Artes, companhia sediada em Bertioga, será apresentado gratuito em temporada online         Cobra Norato é a personagem que segue sua trajetória em busca do seu amor, encontra percalços a serem vencidos, recebe ajuda em seu momento de grande dificuldade quando atola em um útero de lama e é puxado para fora pelo rabo do tatu. Assim, conquista um amigo e companheiro de viagem e seguem juntos vivendo aventuras na Floresta Amazônica até o encontro com a filha da Rainha Luzia. O protagonista da história tem um caminho errante rumo a uma busca intuitiva que o transforma em herói em virtude dos perigos que enfrenta.      O espetáculo de teatro de animação foi concebido a partir da obra literária escrita pelo poeta modernista Raul Bopp, o qual integrou o movimento antropofágico e dedicou o poema a Tarsila do Amaral há quase 100 anos. Com as imagens pulsantes da obra literária, a Giralua Companhia de Artes criou sua 16ª peça teatral e, assim, com este novíssim