Uma nova concepção de espaço para a contação de histórias chega na proposta do Sesc Jundiaí com apresentações na piscina.
O ato de contar histórias é universal e toca a cada ouvinte de forma diferente e ao mesmo tempo comum. Nós respeitamos a história, o conto, a narrativa em sua essência preservando o conteúdo memorial. A oralidade é permeada pela corporeidade, pelo gesto, também enfeitada com elementos cênicos originais confeccionados pelo artista plástico da Giralua de Artes, o artista Alessandro Brandão. Val do Varal é a contadora de histórias e conta com o "encarregado dos acessórios" figura que lhe auxilia na manipulação dos bonecos e dos elementos, bem como na sonorização com instrumentos percussivos, flauta doce e violão.
Esta é a agenda de 06.01 a 24.02
06.01 - A Linguagem dos animais
recolhido por: Irmãos Grimm
Era um vez um rei muito sábio, pois todo dia comia um pedacinho de uma comida secreta, certa feita seu pajem fica curioso e experimenta o estranho alimento passando a conhecer a linguagem dos animais e assim muitas aventuras acontecem em seu caminho.
13.01 - Pequenas histórias de bichos
Da seleção de Susan Perrow e da obra literária coreana "Quem vai ficar com o pessego?" de Ah-Hae Yoon
Quem vai ficar com o pêssego gigante encontrado na floresta? Uma disputa divertida garantirá uma grande surpresa no resultado. Em outra história o pequeno garoto Bengie precisará da ajuda de pessoas e bichos para retirar um nabo gigante da terra. No conto "A cama rangedora" um desafio às reclamações de uma senhora no momento de dormir.
20.01- Couro de Piolho
recolhido por Luis da Câmara Cascudo
Um piolho encontrado nos cabelos de uma princesa é colocado em uma caixinha e cresce tanto que seu couro vira revestimento da cadeira real. O jovem que descobrir se casará com a filha do rei, mas e se ele não for príncipe?
27.01 - A Princesa e o Gigante
recolhido por Luis Da Câmara Cascudo
Certa vez, três moças foram raptadas, cada uma levada por um rei do mundo animal. O único irmão, um rapaz corajoso, vendo a tristeza dos pais sai em busca de suas irmãs. Em sua aventurosa jornada encontra seres encantados da água, da terra e do ar, deparando com provas e conquistas.
03.02 - Cova da Linda Flor
recolhido por Silvio Romero
Um conto popular do Brasil que reúne provas de amor, encantamentos e uma heroína muito decidida a ajudar o Jovem Rei e livrá-lo da perseguição do Velho Rei.
10.02 - Olhinho, doisolhinhos, tresolhinhos
Irmãos Grimm
Três irmãs, Olhinho, Doisolhinhos e Tresolhinhos. A do meio era odiada e depreciada por sua mãe e suas duas irmãs, pois era igual a toda gente. As três não lhe davam comida, apenas restos, enxotavam-na e exigiam os trabalhos mais difíceis. Mas um dia aparece uma Fada e ajuda Doisolhinhos, as irmãs descobrem e se vingam com crueldade. No entanto a boa irmãzinha não pagará as maldades das irmãs na mesma medida.
17.02 - Contos da avó Sábia
brinquem com fogo, mas a bruxa Salomé engana as crianças. Porém a mãe consegue salvá-los a tempo.
A Anciã que não tinha medo - Uma anciã japonesa vive de fazer e vender bolinhos de arroz, mas um dia um oni rouba seus bolinhos e a senhora entra numa situação difícil com os monstrinhos gulosos, porém sempre corajosa arranja uma forma de escapar dos seres famintos
.
24.02 - O Dragão de Sete Cabeças
reconto de Ana Castro Osório
Um dia um pescador muito pobre teve a sorte de pescar um peixe mágico. Esta criatura lhe trouxe sorte e fortuna, e assim com o passar do tempo nasceram dois filhos idênticos e são estes os personagens que terão suas vidas e aventuras narradas desde o nascimento, separação e reencontro.
Comentários
Postar um comentário