Pular para o conteúdo principal

Diário Contação de Histórias na Piscina

Ano 2018 




Uma nova concepção de espaço para a contação de histórias chega na proposta do Sesc Jundiaí com apresentações na piscina.

O ato de contar histórias é universal e toca a cada ouvinte de forma diferente e ao mesmo tempo comum. Nós respeitamos a história, o conto, a narrativa em sua essência preservando o conteúdo memorial. A oralidade é permeada pela corporeidade, pelo gesto, também enfeitada com elementos cênicos originais confeccionados pelo artista plástico da Giralua de Artes, o artista Alessandro Brandão. Val do Varal é a contadora de histórias e conta com o "encarregado dos acessórios"  figura que lhe auxilia na manipulação dos bonecos e dos elementos, bem como na sonorização com instrumentos percussivos, flauta doce e violão.

Esta é a agenda de 06.01 a 24.02

06.01 - A Linguagem dos animais

recolhido por: Irmãos Grimm

Era um vez um rei muito sábio, pois todo dia comia um pedacinho de uma comida secreta, certa feita seu pajem fica curioso e experimenta o estranho alimento passando a conhecer a linguagem dos animais e assim muitas aventuras acontecem em seu caminho.


13.01 - Pequenas histórias de bichos

Da seleção de Susan Perrow e da obra literária coreana "Quem vai ficar com o pessego?" de Ah-Hae Yoon

Quem vai ficar com o pêssego gigante encontrado na floresta? Uma disputa divertida garantirá uma grande surpresa no resultado. Em outra história o pequeno garoto Bengie precisará da ajuda de pessoas e bichos para retirar um nabo gigante da terra. No conto "A cama rangedora" um desafio às reclamações de uma senhora no momento de dormir.


20.01- Couro de Piolho
recolhido por Luis da Câmara Cascudo

Um piolho encontrado nos cabelos de uma princesa é colocado em uma caixinha e cresce tanto que seu couro vira revestimento da cadeira real. O jovem que descobrir se casará com a filha do rei, mas e se ele não for príncipe?

27.01 - A Princesa e o Gigante
recolhido por Luis Da Câmara Cascudo

Certa vez, três moças foram raptadas, cada uma levada por um rei do mundo animal. O único irmão, um rapaz corajoso, vendo a tristeza dos pais sai em busca de suas irmãs. Em sua aventurosa jornada encontra seres encantados da água, da terra e do ar, deparando com provas e conquistas.

03.02 - Cova da Linda Flor
recolhido por Silvio Romero
Um conto popular do Brasil que reúne provas de amor, encantamentos e uma heroína muito decidida a ajudar o Jovem Rei e livrá-lo da perseguição do Velho Rei.

10.02 - Olhinho, doisolhinhos, tresolhinhos 
Irmãos Grimm 
Três irmãs, Olhinho, Doisolhinhos e Tresolhinhos. A do meio era odiada e depreciada por sua mãe e suas duas irmãs, pois era igual a toda gente. As três não lhe davam comida, apenas restos, enxotavam-na e exigiam os trabalhos mais difíceis. Mas um dia aparece uma Fada e ajuda Doisolhinhos, as irmãs descobrem e se vingam com crueldade. No entanto a boa irmãzinha não pagará as maldades das irmãs na mesma medida.

​17.02 - Contos da avó Sábia

A Bruxa Salomé - Uma m​ãe com sete filhos sai para o mercado orientando as crian​ças que não abram para ningu​ém e ​ tampouco 
​brinquem com fogo, mas a bruxa Salomé engana as crianças. Porém a mãe consegue salvá-los a tempo.

A Anciã que não tinha medo - Uma an
​ciã japonesa vive de fazer e vender bolinhos de arroz, mas um dia um oni rouba seus bolinhos e a senhora entra numa situação difícil com os monstrinhos gulosos​, porém sempre corajosa arranja uma forma de escapar dos seres famintos
.

​24.02 - O Dragão de Sete Cabeças 
reconto de Ana Castro Osório
Um dia um pescador muito pobre teve a sorte de pescar um peixe mágico. Esta criatura lhe trouxe sorte e fortuna, e assim com o passar do tempo nasceram dois filhos idênticos e são estes os personagens que terão suas vidas e aventuras narradas desde o nascimento, separação e reencontro.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Contos Africanos da Nação Iorubá

Conta a lenda Iorubá que Xangô foi Rei de Oió, destemido e justiceiro, tinha apenas um temor, a Morte e os mortos. Yansã, A Destemida, uma de suas esposas, que não teme nada, recebe um pedido do Rei para buscar uma poção mágica além do reino escuro e frio. A Senhora dos Ventos segue em uma longa jornada e encontra o líquido maravilhoso. Quando Xangô toma, de sua boca sai um barulho ensurdecedor junto com o fogo. Mas com fogo não se brinca, nem mesmo um rei, e a cidade fica incendiada, e Xangô sofre as consequências juntamente com seu povo. Na história “A Mulher Búfalo” , o segredo de Iansã foi descoberto por Ogum, O Ferreiro, que escondeu a pele e os chifres da Destemida, para tê-la como esposa. A Cultura Popular, incluindo os contos de tradição oral são bens imateriais e simbólicos de absoluta necessidade de transmissão permanente. A Giralua Companhia de Artes tem em sua pesquisa este ideal de repassar contos de tradição em suas contações de histórias e espe

TENDA DA LEITURA EM BERTIOGA SEGUE COM AÇÕES DE INCENTIVO À LEITURA ONLINE

  O projeto de incentivo à leitura, Tenda da Leitura, em realização desde o mês de maio, oferece 12 ações artísticas através da plataforma da Giralua Companhia de Artes no canal youtube https://bit.ly/2Zo1NVQ . Vamos reunir as crianças e ouvir todos juntos uma história advinda da oralidade ou da cultura escrita? Com este convite, a Giralua Companhia de Artes chama a todos para interagir com o projeto literário Tenda da Leitura. O intuito, para estes dias em casa, é fomentar a importância que deve ser dada ao livro e à literatura e às artes em intermídia de linguagens.  Tenda da Leitura entrará em seu 3º ciclo de ações online no período de 20 a 27 de outubro. no dia 20 novo ciclo online se inicia até o final de outubro. Acompanhem! A proposta para ocorrer de forma presencial em 2020, passou por readequação para o formato online por conta da pandemia do novo corona vírus e as ações passam para ambiente virtual de forma gratuita, livre para todos os públicos. Com produção da Giralua C

COBRA NORATO TEATRO DE ANIMAÇÃO - MONTAGEM INÉDITA PREMIADA TERÁ TEMPORADA VIRTUAL

Espetáculo inédito da Giralua de Artes, companhia sediada em Bertioga, será apresentado gratuito em temporada online         Cobra Norato é a personagem que segue sua trajetória em busca do seu amor, encontra percalços a serem vencidos, recebe ajuda em seu momento de grande dificuldade quando atola em um útero de lama e é puxado para fora pelo rabo do tatu. Assim, conquista um amigo e companheiro de viagem e seguem juntos vivendo aventuras na Floresta Amazônica até o encontro com a filha da Rainha Luzia. O protagonista da história tem um caminho errante rumo a uma busca intuitiva que o transforma em herói em virtude dos perigos que enfrenta.      O espetáculo de teatro de animação foi concebido a partir da obra literária escrita pelo poeta modernista Raul Bopp, o qual integrou o movimento antropofágico e dedicou o poema a Tarsila do Amaral há quase 100 anos. Com as imagens pulsantes da obra literária, a Giralua Companhia de Artes criou sua 16ª peça teatral e, assim, com este novíssim