Pular para o conteúdo principal

LUMEIA FESTIM GIRALUA COMPANHIA DE ARTES: interação de áreas culturais comemoram 15 anos de atuação

“LUMEIA FESTIM GIRALUA DE ARTES” comemora 15 anos de trajetória do grupo, promovendo fomento artístico e formação cultural, dirigidos à infância, juventude, educadores e comunidade. Contação de Histórias, Leitura Encenada, Oficinas Artísticas e a Exposição “Acervo Giralua de Artes - 15 anos”, compõe a programação que é toda gratuita..



Bauru
Centro Cultural “Carlos Fernandes Paiva”
Avenida Nações Unidas 8-9 Centro
28/02 a 13/03 Galeria Municipal “Angelina Messenberg”
Exposição Acervo Giralua de Artes 15 anos
agendamento de escolas: 14 991944727/33547014/996791432

12/03 - Teatro Municipal
9h30 e 14h Contação de histórias “Contos e lendas da Boca do Povo”
agendamento de escolas:14 991944727/33547014/996791432

20h – Escola Estadual Ernesto Monte
Leitura Encenada para Juventude
agendamento de escolas:14 991944727/33547014/996791432

Oficina Cultural Glauco Pinto de Moraes
14 a 18/04 - Exposição Acervo Giralua 15 anos 
18/04 - Oficina para Educadores
8h às 12h A Linguagem dos Contadores de Histórias
13h às 17h Pintura em Aquarela
Inscrições na Oficina Cultural Glauco Pinto de Moraes
Endereço: Rua Rio Branco, 18-40 - Vila América, Bauru - SP - 17014-037

EXPOSIÇÃO “Acervo Giralua de Artes 15 anos”
Bonecos, objetos cênicos, composições cenográficas e fotos da Giralua Companhia de Artes perfazem a exposição na cidade de Bauru, onde o grupo iniciou sua trajetória artística.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
“Histórias e Lendas da Boca do Povo”
Três narrativas orais recolhidas por Silvio Romero cujos personagens são o jabuti, o veado, a raposa, a onça e o macaco. Em cada uma das histórias provas de esperteza  e astúcia em paisagens que evidenciam a fauna e flora brasileira. Da obra de Henriqueta Lisboa os contos “O Caboclo D'Água” e “O Roubo do Fogo”, revelam que o ouro e o fogo em tempos passados possuiam seus guardiões.
Duração: 50 minutos. Livre para todos os públicos

LEITURA ENCENADA PARA JUVENTUDE
Na Leitura Encenada a obra literária é elevada a espetáculo. A leitura pública apresenta obra, autor e leitor; o texto é integral. Os atores encenam, dramatizam diálogos e se relacionam com elementos que remetem ao ambiente da narrativa.

Filosofia de um par de botas de Machado de Assis.
Duas botas, no fim de sua existência, relembram a quem serviram: pés de gente elegante, dançarino, sapateiro, padeiro em passos certeiros ou errantes.

A terceira margem do rio de João Guimarães Rosa.
Um homem ordeiro, cumpridor, subitamente manda fazer uma canoa para caber justo o remador, e nela mora no rio. O filho, ao longo de sua vida, convive com a decisão inusitada do pai, seu drama e dos familiares e a estranheza de todo vilarejo.

OFICINAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

A Linguagem dos Contadores de Histórias
Propõe uma imersão no universo da arte de contar histórias e da mediação de leitura, focando em narrativas de contos tradicionais. 4 horas – 40 vagas

Pintura em Aquarela
Os participantes vão exercitar diversos usos da tinta aquarela numa proposta estética e pedagógica. 4 horas – 25 vagas


Realização: 

Giralua Companhia de Artes
ProAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo
Apoio/ Bauru: Secretaria Municipal de  Cultura e Oficina Cultural "Glauco Pinto de Moraes"





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Contos Africanos da Nação Iorubá

Conta a lenda Iorubá que Xangô foi Rei de Oió, destemido e justiceiro, tinha apenas um temor, a Morte e os mortos. Yansã, A Destemida, uma de suas esposas, que não teme nada, recebe um pedido do Rei para buscar uma poção mágica além do reino escuro e frio. A Senhora dos Ventos segue em uma longa jornada e encontra o líquido maravilhoso. Quando Xangô toma, de sua boca sai um barulho ensurdecedor junto com o fogo. Mas com fogo não se brinca, nem mesmo um rei, e a cidade fica incendiada, e Xangô sofre as consequências juntamente com seu povo. Na história “A Mulher Búfalo” , o segredo de Iansã foi descoberto por Ogum, O Ferreiro, que escondeu a pele e os chifres da Destemida, para tê-la como esposa. A Cultura Popular, incluindo os contos de tradição oral são bens imateriais e simbólicos de absoluta necessidade de transmissão permanente. A Giralua Companhia de Artes tem em sua pesquisa este ideal de repassar contos de tradição em suas contações de histórias e espe...

Histórico de Realização em Teatro - 20 anos do Grupo Giralua Companhia de Artes

                  São 20 anos na estrada das Artes. Agora após 20 anos da Giralua, o desafio é o mesmo do inicio: continuar, ser, estar, ficar, permanecer, andar.   Tornou-se artista. A profissão de levar conteúdo imaterial, a profissão de criar, produzir, fruir manifestações do campo do imaginário, da cultura, do alimento onírico necessário para entrelaçar afetuosa e criativamente o Público.  N a mesma medida, a criança, o infantojuvenil, a juventude, os idosos, os pais e mães, a comunidade, a escola, assim atuando na formação educativa, no atentar-se às ações da Pedagogia da Arte para todos os seres humanos. A motivação advém de uma vontade interior dos artistas em comunicar com o mundo, através das expressões artísticas, sendo o Teatro o centro, o qual gera, resplandece, asperge, exala, flui a linguagem principal e para o Teatro servem com conteúdo a literatura erudita e popular, e ainda as Artes Visuais como a materializaçã...

COBRA NORATO TEATRO DE ANIMAÇÃO - MONTAGEM INÉDITA PREMIADA TERÁ TEMPORADA VIRTUAL

Espetáculo inédito da Giralua de Artes, companhia sediada em Bertioga, será apresentado gratuito em temporada online         Cobra Norato é a personagem que segue sua trajetória em busca do seu amor, encontra percalços a serem vencidos, recebe ajuda em seu momento de grande dificuldade quando atola em um útero de lama e é puxado para fora pelo rabo do tatu. Assim, conquista um amigo e companheiro de viagem e seguem juntos vivendo aventuras na Floresta Amazônica até o encontro com a filha da Rainha Luzia. O protagonista da história tem um caminho errante rumo a uma busca intuitiva que o transforma em herói em virtude dos perigos que enfrenta.      O espetáculo de teatro de animação foi concebido a partir da obra literária escrita pelo poeta modernista Raul Bopp, o qual integrou o movimento antropofágico e dedicou o poema a Tarsila do Amaral há quase 100 anos. Com as imagens pulsantes da obra literária, a Giralua Companhia de Artes criou sua 16ª p...