Pular para o conteúdo principal

Memórias da Ferrovia em Abril - Dia do Ferroviário

Geral

Festa no Museu

Dia do Ferroviário foi comemorado ontem com eventos diversificados

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Google+
Bonecos em tamanho natural e um índio de três metros contaram, na manhã de ontem, a história de Bauru através dos atores Alessandro Brandão, Val de Castro, João Lucas Folcato e da musicista Marcela Fernandes, com participação de Ton Peres e Thiago Duarte, na manipulação do boneco gigante. A intervenção artística “Mata Misteriosa”, com a Giralua Companhia de Artes, comemorou o Dia do Ferroviário, celebrado no dia 30 de abril. 
A ação de arte educativa integra o “Memórias da Ferrovia”, projeto aprovado pelo ProAc - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, que segue até o dia 26 de agosto no Museu Ferroviário de Bauru, em comemoração aos 25 anos do espaço. Já o Dia do Ferroviário é comemorado por conta da inauguração da primeira linha ferroviária do Brasil (em 1854), transporte com presença significativa na história e construção do País.
Segundo os idealizadores das exposições do Museu Ferroviário, é necessário que ele (museu) exerça também sua função educativa como espaço móvel de estudo, pesquisa e reflexão. Por isso, durante toda a semana, alunos da rede municipal e estadual de educação visitaram a exposição “Museu Ferroviário 25 anos”, apreciaram a contação de histórias da Giralua e participaram da mediação da exposição “Artífices da Ferrovia”.
Os estudantes também disfrutaram do passeio cultural na composição da Maria Fumaça, com mediação do maquinista e do foguista da Locomotiva 278.
“Ações desse tipo são importantes porque abrem espaço para grupos artísticos locais e proporcionam o aprendizado histórico para os estudantes”, acrescenta o diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural do Município, Ronaldo Gifalli.
  • Serviço
O projeto Memórias da Ferrovia segue até agosto no Museu Ferroviário Regional, com atividades abertas a toda a comunidade. O Museu fica na rua Primeiro de Agosto s/n. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30; aos sábados, das 9h às 13h30. Informações: (14) 3212-8262.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10.08.2021 - 15 h ¨Odin, Thor e Loki

TENDA DA LEITURA EM BERTIOGA SEGUE COM AÇÕES DE INCENTIVO À LEITURA ONLINE

  O projeto de incentivo à leitura, Tenda da Leitura, em realização desde o mês de maio, oferece 12 ações artísticas através da plataforma da Giralua Companhia de Artes no canal youtube https://bit.ly/2Zo1NVQ . Vamos reunir as crianças e ouvir todos juntos uma história advinda da oralidade ou da cultura escrita? Com este convite, a Giralua Companhia de Artes chama a todos para interagir com o projeto literário Tenda da Leitura. O intuito, para estes dias em casa, é fomentar a importância que deve ser dada ao livro e à literatura e às artes em intermídia de linguagens.  Tenda da Leitura entrará em seu 3º ciclo de ações online no período de 20 a 27 de outubro. no dia 20 novo ciclo online se inicia até o final de outubro. Acompanhem! A proposta para ocorrer de forma presencial em 2020, passou por readequação para o formato online por conta da pandemia do novo corona vírus e as ações passam para ambiente virtual de forma gratuita, livre para todos os públicos. Com produção da Giralua C

TEMPORADA TEATRO ONLINE - HISTÓRIAS DO AVÔ DO BISAVÔ DE AGRIPINO / PROAC-SP

  ENTRE 21 DE SETEMBRO E 17 DE OUTUBRO A TEMPORADA ON LINE GRATUITA DO TEATRO HISTÓRIAS DO AVÔ DO BISAVÔ DE AGRIPINO  MEMÓRIA E AFETO NA COMUNIDADE PROJETO PREMIADO PELO PROAC/SP NO EDITAL DE CULTURA POPULAR A Giralua Companhia de Artes convida a toda população do estado de São Paulo, com o objetivo de propagar memória, afeto e boas histórias por muitos lugares, para apreciar o projeto Histórias do avô do bisavô de Agripino – Memória e afeto na comunidade. O espetáculo encerra a sua temporada online no dia 17 de outubro, e o acesso gratuito se dá através do canal da Giralua Companhia de Artes no Youtube  https://youtu.be/GYjcFQVFjXc O projeto teve início no dia 21 de setembro e durante três semanas levou gratuitamente e com exclusividade para oito cidades ricas em expressões culturais do Vale do Rbeira, Apiaí, Cajati, Registro, Ilha Comprida, Miracatu, Iporanga, Sete Barras e Cananéia, o espetáculo teatral online. No dia 11 de outubro a apresentação virtual será aberta a todos os