Pular para o conteúdo principal

ARTE NOS TRILHOS


Um novo prêmio na trajetória da Cia Giralua de Artes - o Projeto “Memórias da Ferrovia em Bauru”, aprovado no ProAC -Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, que vai trabalhar com ações arte-educativas junto ao Museu Ferroviário de Bauru. O projeto propõe a sensibilização para um novo olhar para a história de nosso município, criando um espaço, para abrigar a memória e a identidade da cidade em sua história primordial, além de contribuir com a formação cultural, e, o entretenimento humanitário.


A disposição é fazer a vez de uma monitoria, resgatando personagens que fizeram parte da história da ferrovia, dando vida e voz às antigas e verdadeiras histórias, atuando em três diferentes espaços: dentro do Museu Ferroviário, na praça, na plataforma de embarque, nas filas de espera e na recepção de chegada da “Maria Fumaça”. 

Dentro do Museu, bonecos em tamanho natural representando as personalidades interpretarão com os elementos do acervo, contracenarão entre si e com os objetos da sala, trazendo uma interpretação aos feitos humanos dentro da história da ferrovia. Nas contações de histórias haverá sessões especiais para deficientes auditivos mediadas por interprete na linguagem de sinais, revela Val de Castro, atriz da Cia Giralua e produtora executiva do Projeto.

“Nos dias do passeio de “Maria Fumaça” as ações incrementarão de forma convidativa a visitação ao Museu Ferroviário. Pautados na importância da acessibilidade, o projeto conta com material gráfico impresso em braile, para atender ao público com deficiência visual e uma intérprete de libras, que acompanhará três sessões de contações de histórias, atendendo aos deficientes auditivos. A acessibilidade do Projeto se faz, principalmente, pela gratuidade de todas as atividades”, complementa Castro.

Uma exposição a céu aberto – “Histórias da Ferrovia em Bauru” também inclui o projeto e pretende contribuir para a ‘descoberta’ da identidade cultural e histórica de nossa comunidade.  A produção de material gráfico e do programa educativo, propicia a divulgação do projeto, bem como, informações históricas sobre o Museu Ferroviário desde sua fundação. 

A jornalista Cláudia Pinto, responsável pela comunicação do Projeto, avisa que o lançamento será em 16 de março, com ampla divulgação nas mídias sociais, através dos blogs da SAC – Sociedade Amigos da Cultura e da Cia Giralua e, das mídias impressa, radiofônica e televisiva. “Iniciaremos a intervenção na Praça Rui Barbosa, em direção à feira livre, indo até o Museu Ferroviário. Imaginamos que o sentimento de pertencimento deva ser despertado, fazendo com que cada morador se integre à memória da história de Bauru e perceba a riqueza desse patrimônio cultural que é de todos nós”.

Os temas tratados durante as intervenções serão: Bauru ferrovia - impulso e decisões de emancipação da cidade; início de um centro econômico; pioneirismo - luta com o povo natural do lugar; a simplicidade do índio e a magnitude da máquina a vapor; a tecnologia da época que chega com o trem trilho a trilho, abrindo estrada; os profissionais da malha ferroviária; a “Maria Fumaça” como patrimônio cultural e histórico.

A abordagem dos assuntos e temas tratados será adaptada de acordo com a faixa etária e adequada a partir de orientação técnica de profissional especializado em museologia. Alessandro Brandão, o diretor da Cia Giralua de Artes ressalta a importância do projeto, “Procuramos a história real como resultado final, e o apoio do Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Cultura têm sido fundamental. O Projeto Ferrovia Para Todos, durante a execução do “Memórias da Ferrovia em Bauru” tem a parceria com a Giralua e a comunidade é quem ganha com todas essas práticas”, diz Brandão.

Através da SAC – Sociedade Amigos da Cultura, associação cultural que viabiliza a apresentação de projetos culturais em editais de estímulo à cultura, a associada Cia Giralua de Artes encaminhou as ações do Projeto “Memórias da Ferrovia em Bauru” ao edital do ProAC -  programa de estimulo à cultura da Secretaria de Estado da Cultura. 



No projeto premiado, estão inclusos o desempenho de três atividades: Projeto “A Escola Vai ao Museu” monitoria arte educativa para público estudantil com atores profissionais; exposição a céu aberto: “Histórias da Ferrovia em Bauru”, composta por 10 banners rool-on, que apresentam imagens em grande dimensão, da implantação da ferrovia em Bauru, a movimentação da estação ferroviária, imagens dos passageiros, trabalhadores e habitantes em geral inserindo a população indígena; confecção e produção de material educativo sobre o Museu Ferroviário Regional de Bauru. 

A aprovação do ProAC veio com o Projeto em 1º lugar no Estado, graças a um projeto elaborado pautado em parcerias entre a associação cultural Sociedade Amigos da Cultura, a Giralua como grupo artístico e o poder público municipal de Bauru, representado pela Secretaria Municipal de Cultura. Identificação, recuperação, preservação e acesso à informação do patrimônio ferroviário composto por acervos tão diversificados: desafio abraçado por todos os que desejam o resgate histórico e veem a importância do transporte ferroviário.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Contos Africanos da Nação Iorubá

Conta a lenda Iorubá que Xangô foi Rei de Oió, destemido e justiceiro, tinha apenas um temor, a Morte e os mortos. Yansã, A Destemida, uma de suas esposas, que não teme nada, recebe um pedido do Rei para buscar uma poção mágica além do reino escuro e frio. A Senhora dos Ventos segue em uma longa jornada e encontra o líquido maravilhoso. Quando Xangô toma, de sua boca sai um barulho ensurdecedor junto com o fogo. Mas com fogo não se brinca, nem mesmo um rei, e a cidade fica incendiada, e Xangô sofre as consequências juntamente com seu povo. Na história “A Mulher Búfalo” , o segredo de Iansã foi descoberto por Ogum, O Ferreiro, que escondeu a pele e os chifres da Destemida, para tê-la como esposa. A Cultura Popular, incluindo os contos de tradição oral são bens imateriais e simbólicos de absoluta necessidade de transmissão permanente. A Giralua Companhia de Artes tem em sua pesquisa este ideal de repassar contos de tradição em suas contações de histórias e espe

TENDA DA LEITURA EM BERTIOGA SEGUE COM AÇÕES DE INCENTIVO À LEITURA ONLINE

  O projeto de incentivo à leitura, Tenda da Leitura, em realização desde o mês de maio, oferece 12 ações artísticas através da plataforma da Giralua Companhia de Artes no canal youtube https://bit.ly/2Zo1NVQ . Vamos reunir as crianças e ouvir todos juntos uma história advinda da oralidade ou da cultura escrita? Com este convite, a Giralua Companhia de Artes chama a todos para interagir com o projeto literário Tenda da Leitura. O intuito, para estes dias em casa, é fomentar a importância que deve ser dada ao livro e à literatura e às artes em intermídia de linguagens.  Tenda da Leitura entrará em seu 3º ciclo de ações online no período de 20 a 27 de outubro. no dia 20 novo ciclo online se inicia até o final de outubro. Acompanhem! A proposta para ocorrer de forma presencial em 2020, passou por readequação para o formato online por conta da pandemia do novo corona vírus e as ações passam para ambiente virtual de forma gratuita, livre para todos os públicos. Com produção da Giralua C

COBRA NORATO TEATRO DE ANIMAÇÃO - MONTAGEM INÉDITA PREMIADA TERÁ TEMPORADA VIRTUAL

Espetáculo inédito da Giralua de Artes, companhia sediada em Bertioga, será apresentado gratuito em temporada online         Cobra Norato é a personagem que segue sua trajetória em busca do seu amor, encontra percalços a serem vencidos, recebe ajuda em seu momento de grande dificuldade quando atola em um útero de lama e é puxado para fora pelo rabo do tatu. Assim, conquista um amigo e companheiro de viagem e seguem juntos vivendo aventuras na Floresta Amazônica até o encontro com a filha da Rainha Luzia. O protagonista da história tem um caminho errante rumo a uma busca intuitiva que o transforma em herói em virtude dos perigos que enfrenta.      O espetáculo de teatro de animação foi concebido a partir da obra literária escrita pelo poeta modernista Raul Bopp, o qual integrou o movimento antropofágico e dedicou o poema a Tarsila do Amaral há quase 100 anos. Com as imagens pulsantes da obra literária, a Giralua Companhia de Artes criou sua 16ª peça teatral e, assim, com este novíssim