Sinopse
Véio Chico sabe de muitas
histórias, mas agora não se lembra de seu passado, não
sabe se é caduquice ou esquisitice, mas suas memórias estão
esquecidas, não sabe quem foi.
A Estrela desce do céu para
trazer de volta as lembranças de Chico e o ajuda a redescobrir sua
história cheia de encantamento.
A peça teatral “Memórias das Estrelas” incorpora em sua dramaturgia os contos populares “Os compadres corcundas” e “O homem que casou com a Sereia”, recolhidos da obra de Câmara Cascudo - Contos Tradicionais do Brasil, adaptados em montagem teatral, além da adaptação dos contos o texto contém dramaturgia de Alessandro Brandão.
Na divulgação da memória popular brasileira, está a intenção deste projeto, que reune o entusiasmo em apresentar uma adaptação teatral dos contos populares preservados através de gerações na oralidade da miscelânea africana e portuguesa que se perpetuou na terra brasileira.
Proposta de encenação
Personagens das histórias guardadas na memória de Chico se tornam reais, em sua fantasia tomam forma, e suas histórias vão sendo representadas por bonecos de manipulação, e pelas personagens Estrela e Sereia, entremeados por sons sutis ao vivo e música cantada. No cenário, a casa de Chico torna-se ambiente para encenação, a qual vai se transformando de acordo com a história dramatizada. O texto em versos tem tom literário em poética e rimas. O mar e a sereia, o corcunda e a floresta, ambientes em contraponto ao presente do Véio Chico, homem com mais de setenta que relembra seu passado que estava perdido de sua memória.
A memória de Chico é a memória do Brasil, do povo com suas histórias que trazem suas crenças, revelam costumes e comportamentos revestidos em metáforas e símbolos.
FICHA TÉCNICA
Memórias das Estrelas - 2006
Atores: Alessandro Brandão/ Val de Castro
Cenário e bonecos de manipulação: Alessandro Brandão
Músico: Emerson Pollice
Figurinos: Cia Giralua de Artes
Produção: Cia Giralua de Artes
Duração: 50 minutos
Publico alvo: acima de 8 anos/terceira idade.
Currículo do espetáculo
Memórias das Estrelas nasceu em 2006 em Mirantão-MG onde foi apresentado na ONG Céu de Minas. Em 2007 esteve na Feira do Livro em Bauru, em 2008 no Teatro Municipal de Bauru aprovado no edital A Escola Vai ao Teatro, em 2009 – SESC Campinas e Bertioga. Em 2012 é retomado com agenda no Teatro Municipal de Bauru em agosto. Em 2013 apresentado no Boulevard Shopping Nações no projeto Boulevard Kids.
CONTATO
fone: 14 -91944727 (claro) 96791432 (vivo) 19-83673347 (tim)
Comentários
Postar um comentário