Intervenção Cênica
O HOMEM DA FÁBRICA
A Cia Giralua de Artes propõe como intervenção a apresentação “O Homem da Fábrica”. Este roteiro é versátil a introdução de temas pertinentes ao meio ambiente, sendo solo fecundo, pois sua essência trata da busca do ser humano pela qualidade de vida, imbuído de uma tomada de consciência sobre o cerne das questões ecológicas.
A intervenção
Um homem caminha com sua fabrica nas costas, em busca de nova atitude para seu futuro. Este personagem representa o ideal do ser humano na sociedade urbana. o. O ambiente é o lugar comum onde interagem indivíduos. A convivência social é uma necessidade, mas não quero falar com meu vizinho. Cada um cria sua fumaça. A máquina estraga o ar, o cigarro também. Fumaças pretas de carros e caminhões. Como fazer? Qual atitude tomar? Desenvolver novos hábitos para si mesmo. O personagem sente que não pode jogar sua fabrica no chão e ir para a montanha respirar ar puro. Ele entende que pode fazer sua parte, mas a transformação depende de uma vibração de consciência maior: Todos.
O trabalho é uma reflexão poética, artística; e a arte tem licença para sonhar e dizer!
Esta intervenção é um trabalho em processo de uma pesquisa do Homem e o meio ambiente para atender empresas que tratavam deste assunto em suas Sipat ´s e campanhas de conscientização. A encenação foi iniciada em 2000 com a criação da intervenção “Sou Terra”, apresentada na Brahma em Agudos-SP. O texto sendo de Alessandro Brandão, integrante da Cia Giralua, continuou a servir de apoio para novas montagens do grupo como “Caos Orgânico”, apresentado em diversos encontros de educação ambiental na Região Metropolitana de Campinas entre 2003 e 2005. Em 2006 ressurge a montagem para intervenção na fábrica da ADAMS em Bauru, para funcionários em momentos de palestras e no refeitório. Em 2008 na Sipat da empresa Melhoramentos Florestal o roteiro novamente é apresentado em uma peça curta com duração de 20 minutos.
Em maio e junho de 2009 apresentamos nas unidades do Sesc Itaquera e Pinheiros em intervenções pelas unidades e em Paulínia na abertura da Semana Meio Ambiente.
Ficha técnica
O Homem da Fábrica
Texto: Alessandro Brandão
Elenco: Alessandro Brandão e Val de Castro
Duração: 15 a 20 minutos
Necessidades técnicas
O2 microfones lapela ou head-set
Entrada elétrica para violão
Comentários
Postar um comentário