Pular para o conteúdo principal

Intervenções Cênicas

Intervenção Cênica
O HOMEM DA FÁBRICA

         A Cia Giralua de Artes propõe como intervenção a apresentação “O Homem da Fábrica”. Este roteiro é versátil a introdução de temas pertinentes ao meio ambiente, sendo solo fecundo, pois sua essência trata da busca do ser humano pela qualidade de vida, imbuído de uma tomada de consciência sobre o cerne das questões ecológicas.




                   
A intervenção
         Um homem caminha com sua fabrica nas costas, em busca de nova atitude para seu futuro. Este personagem representa o ideal do ser humano na sociedade urbana. o. O ambiente é o lugar comum onde interagem indivíduos. A convivência social é uma necessidade, mas não quero falar com meu vizinho. Cada um cria sua fumaça. A máquina estraga o ar, o cigarro também. Fumaças pretas de carros e caminhões. Como fazer? Qual atitude tomar? Desenvolver novos hábitos para si mesmo. O personagem sente que não pode jogar sua fabrica no chão e ir para a montanha respirar ar puro. Ele entende que pode fazer sua parte, mas a transformação depende de uma vibração de consciência maior: Todos.
O trabalho é uma reflexão poética, artística; e  a arte tem licença para sonhar e dizer!
         
         Esta intervenção é um trabalho em processo de uma pesquisa do Homem e o meio ambiente para atender empresas que tratavam deste assunto em suas Sipat´s e campanhas de conscientização. A encenação foi iniciada em 2000 com a criação da intervenção “Sou Terra”, apresentada na Brahma em Agudos-SP. O texto sendo de Alessandro Brandão, integrante da Cia Giralua, continuou a servir de apoio para novas montagens do grupo como “Caos Orgânico”, apresentado em diversos encontros de educação ambiental na Região Metropolitana de Campinas entre 2003 e 2005. Em 2006 ressurge a montagem para intervenção na fábrica da ADAMS em Bauru, para funcionários em momentos de palestras e no refeitório. Em 2008 na Sipat da empresa Melhoramentos Florestal o roteiro novamente é apresentado em uma peça curta com duração de 20 minutos.
Em maio e junho de 2009 apresentamos nas unidades do Sesc Itaquera e Pinheiros em intervenções pelas unidades e em Paulínia na abertura da Semana Meio Ambiente.
         
Ficha técnica
O Homem da Fábrica
Texto: Alessandro Brandão
Elenco: Alessandro Brandão e Val de Castro
Duração: 15 a 20 minutos
Necessidades técnicas
O2 microfones lapela ou head-set
Entrada elétrica para violão







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10.08.2021 - 15 h ¨Odin, Thor e Loki

TENDA DA LEITURA EM BERTIOGA SEGUE COM AÇÕES DE INCENTIVO À LEITURA ONLINE

  O projeto de incentivo à leitura, Tenda da Leitura, em realização desde o mês de maio, oferece 12 ações artísticas através da plataforma da Giralua Companhia de Artes no canal youtube https://bit.ly/2Zo1NVQ . Vamos reunir as crianças e ouvir todos juntos uma história advinda da oralidade ou da cultura escrita? Com este convite, a Giralua Companhia de Artes chama a todos para interagir com o projeto literário Tenda da Leitura. O intuito, para estes dias em casa, é fomentar a importância que deve ser dada ao livro e à literatura e às artes em intermídia de linguagens.  Tenda da Leitura entrará em seu 3º ciclo de ações online no período de 20 a 27 de outubro. no dia 20 novo ciclo online se inicia até o final de outubro. Acompanhem! A proposta para ocorrer de forma presencial em 2020, passou por readequação para o formato online por conta da pandemia do novo corona vírus e as ações passam para ambiente virtual de forma gratuita, livre para todos os públicos. Com produção da Giralua C

TEMPORADA TEATRO ONLINE - HISTÓRIAS DO AVÔ DO BISAVÔ DE AGRIPINO / PROAC-SP

  ENTRE 21 DE SETEMBRO E 17 DE OUTUBRO A TEMPORADA ON LINE GRATUITA DO TEATRO HISTÓRIAS DO AVÔ DO BISAVÔ DE AGRIPINO  MEMÓRIA E AFETO NA COMUNIDADE PROJETO PREMIADO PELO PROAC/SP NO EDITAL DE CULTURA POPULAR A Giralua Companhia de Artes convida a toda população do estado de São Paulo, com o objetivo de propagar memória, afeto e boas histórias por muitos lugares, para apreciar o projeto Histórias do avô do bisavô de Agripino – Memória e afeto na comunidade. O espetáculo encerra a sua temporada online no dia 17 de outubro, e o acesso gratuito se dá através do canal da Giralua Companhia de Artes no Youtube  https://youtu.be/GYjcFQVFjXc O projeto teve início no dia 21 de setembro e durante três semanas levou gratuitamente e com exclusividade para oito cidades ricas em expressões culturais do Vale do Rbeira, Apiaí, Cajati, Registro, Ilha Comprida, Miracatu, Iporanga, Sete Barras e Cananéia, o espetáculo teatral online. No dia 11 de outubro a apresentação virtual será aberta a todos os