Pular para o conteúdo principal

TEMPORADA TEATRO ONLINE - HISTÓRIAS DO AVÔ DO BISAVÔ DE AGRIPINO / PROAC-SP









 

ENTRE 21 DE SETEMBRO E 17 DE OUTUBRO A TEMPORADA ON LINE GRATUITA DO TEATRO HISTÓRIAS DO AVÔ DO BISAVÔ DE AGRIPINO 

MEMÓRIA E AFETO NA COMUNIDADE PROJETO PREMIADO PELO PROAC/SP NO EDITAL DE CULTURA POPULAR

A Giralua Companhia de Artes convida a toda população do estado de São Paulo, com o objetivo de propagar memória, afeto e boas histórias por muitos lugares, para apreciar o projeto Histórias do avô do bisavô de Agripino – Memória e afeto na comunidade. O espetáculo encerra a sua temporada online no dia 17 de outubro, e o acesso gratuito se dá através do canal da Giralua Companhia de Artes no Youtube https://youtu.be/GYjcFQVFjXc

O projeto teve início no dia 21 de setembro e durante três semanas levou gratuitamente e com exclusividade para oito cidades ricas em expressões culturais do Vale do Rbeira, Apiaí, Cajati, Registro, Ilha Comprida, Miracatu, Iporanga, Sete Barras e Cananéia, o espetáculo teatral online. No dia 11 de outubro a apresentação virtual será aberta a todos os públicos, a expectativa é promover amplamente a cultura popular e tradicional através do teatro.

O espetáculo Histórias do avô do bisavô de Agripino foi premiado no Edital Incentivo ao desenvolvimento da cultura popular, tradicional, urbana, negra, indígena e plural no estado de São Paulo 2019 do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), conta com a produção artística da Giralua Companhia de Artes e realização do Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a produção executiva é da Arte & Efeito Produções.





Circulação online

O espetáculo, é voltado às crianças e toda a família. “A apresentação online é cenicamente igual ao teatro de palco, com a cenografia, os elementos de cena e a teatralidade dos atores e a dramaturgia na íntegra”, detalha Val de Castro, atriz e produtora do grupo. “ Nossa sede, nosso espaço de ensaio e produção, tornou-se o palco para a apresentação, com a composição de uma cenografia recriada especialmente para esta experiência do teatro em casa”

Desde que estreou, em 21 de setembro, o espetáculo foi democratizado e acessível para a população das oito cidades do Vale do Ribeira. “O envolvimento das cidades foi fundamental, pois gerou centenas de acessos e foi muito importante para o grupo Giralua no sentido de sentir a propagação da nossa expressão artística, ainda que não presencial, mas presente dentro da casa de cada pessoa”.

De 11 a 17 de outubro, o link estará aberto no Youtube  https://youtu.be/GYjcFQVFjXc em modo público, acessível a todos do imenso território virtual no canal da Giralua Companhia de Artes. Também neste período, espetáculo online será veiculado nas redes sociais da Giralua e das oito cidades parceiras. O objetivo da companhia teatral é promover uma ampla troca cultural em homenagem à cultura popular brasileira.




Espetáculo teatral

História do avô do bisavô de Agripino é uma animada peça teatral. “Nela trazemos através da dramaturgia e da cenografia, o clima da vida dos moradores do campo com seus costumes, crenças, alimentação, cantigas e histórias. O público é contemplado pelos personagens que interagem com eles como se fossem seus convidados e confidentes”, conta Val de Castro.

Sinopse do espetáculo: Agripino e Bastiana têm muitos causos e anedotas na memória, histórias ouvidas desde o tempo do tataravô. O divertido contador de histórias cabeludas tem umas contas antigas para acertar com o Curupira e planeja capturar o travesso Saci Pererê.

Com duração de 50 minutos e classificação livre, o espetáculo reúne interpretação de atores e manipulação de bonecos. É um convite para toda família adentrar nas histórias do casal Agripino e Dona Bastiana dos Remédios, relembrar outros tempos e se divertir com as invencionices das narrativas orais do povo brasileiro.




Giralua Companhia de Artes

O grupo teatral de repertório com 20 anos de trajetória, com origem em Bauru/SP, tem na bagagem muitos quilômetros percorridos. Segue em 2020 e 2021 com projetos que aliam arte e educação através do teatro e das artes visuais. A companhia desenvolve pesquisa e projetos artísticos com o Teatro infanto-juvenil, Teatro de Bonecos, Intervenções Cênicas e Literárias, Leitura Encenada, Contação de Histórias e oficinas arte-educativas

A história da caminhada artística da companhia pode ser encontrada no blog http://ciagiralua.blogspot.com/ e nas páginas do grupo https://www.facebook.com/ciagiralua/ e https://www.instagram.com/ciagiralua/ e canal da Giralua Companhia de Artes no Youtube: https://bit.ly/2Zo1NVQ.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10.08.2021 - 15 h ¨Odin, Thor e Loki

TENDA DA LEITURA EM BERTIOGA SEGUE COM AÇÕES DE INCENTIVO À LEITURA ONLINE

  O projeto de incentivo à leitura, Tenda da Leitura, em realização desde o mês de maio, oferece 12 ações artísticas através da plataforma da Giralua Companhia de Artes no canal youtube https://bit.ly/2Zo1NVQ . Vamos reunir as crianças e ouvir todos juntos uma história advinda da oralidade ou da cultura escrita? Com este convite, a Giralua Companhia de Artes chama a todos para interagir com o projeto literário Tenda da Leitura. O intuito, para estes dias em casa, é fomentar a importância que deve ser dada ao livro e à literatura e às artes em intermídia de linguagens.  Tenda da Leitura entrará em seu 3º ciclo de ações online no período de 20 a 27 de outubro. no dia 20 novo ciclo online se inicia até o final de outubro. Acompanhem! A proposta para ocorrer de forma presencial em 2020, passou por readequação para o formato online por conta da pandemia do novo corona vírus e as ações passam para ambiente virtual de forma gratuita, livre para todos os públicos. Com produção da Giralua C

Histórico de Realização em Teatro - 20 anos do Grupo Giralua Companhia de Artes

                  São 20 anos na estrada das Artes. Agora após 20 anos da Giralua, o desafio é o mesmo do inicio: continuar, ser, estar, ficar, permanecer, andar.   Tornou-se artista. A profissão de levar conteúdo imaterial, a profissão de criar, produzir, fruir manifestações do campo do imaginário, da cultura, do alimento onírico necessário para entrelaçar afetuosa e criativamente o Público.  N a mesma medida, a criança, o infantojuvenil, a juventude, os idosos, os pais e mães, a comunidade, a escola, assim atuando na formação educativa, no atentar-se às ações da Pedagogia da Arte para todos os seres humanos. A motivação advém de uma vontade interior dos artistas em comunicar com o mundo, através das expressões artísticas, sendo o Teatro o centro, o qual gera, resplandece, asperge, exala, flui a linguagem principal e para o Teatro servem com conteúdo a literatura erudita e popular, e ainda as Artes Visuais como a materialização plástica da imaginação, como uma condutora estética mater