GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO POR MEIO DA SECRETARIA DA CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
E GIRALUA COMPANHIA DE ARTES APRESENTAM
TENDA DA LEITURA
Contando com a parceria da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura de Bertioga, a Giralua Companhia de Artes, através da premiação do Edital ProAC de Ações de Incentivo à Leitura, vai realizar o projeto Tenda da Leitura na cidade de Bertioga nos meses de julho e agosto de 2020 com 24 ações gratuitas para as crianças, a juventude estudantil e todas as idades, incluindo moradores e turistas.
A Giralua Companhia de Artes abre chamada ATÉ 30 DE MARÇO, às escolas públicas para que declarem interesse a fim de receberem gratuitamente as atividades nas instituições escolares. São oferecidas 7 apresentações de contação de histórias para crianças na faixa etária de 5 a 9 anos, 5 apresentações de Leitura Encenada para a Juventude em escolas do Ensino Médio. As escolas interessadas podem entrar em contato com a produção através dos contatos disponíveis.
Além destas ações, comunidade e turistas poderão prestigiar e participar da Tenda da Leitura, estrutura com livros, mediadores e apresentações artísticas, a qual ficará montada por três dias na orla da praia em um quiosque.
Aos educadores, monitores e interessados em geral, a Giralua Companhia de Artes oferece o Curso Livre de A Arte da Narração de Histórias com 21 horas de duração e 20 vagas, com participação gratuita e inscrições antecipadas.
A meta deste projeto é contribuir no fomento à prática cultural da leitura e ampliação da importância que deve ser dada à literatura. O projeto “Tenda da Leitura” distribuirá 24 ações artístico-culturais incluindo difusão e formação cultural, conjugando linguagens da arte em intermídia com a literatura, prevê ainda a montagem da Tenda da Leitura com 200 livros disponíveis para apreciação com mediação de leitura e jogos educativos. A finalidade é contribuir para a promoção do acesso à atividades artísticas pautadas no livro e na leitura, criando, ampliando e fortalecendo práticas culturais no município de Bertioga através de apresentações voltadas aos bebês e suas mamães e família, roda de histórias voltada para os pequeninos e atividades que buscam uma comunicação expressiva com a juventude e com a comunidade indígena através das apresentações artísticas.
"Cremos na Literatura como um benefício para a humanidade, sabemos que precisamos trazer o tempo todo, as forças da fantasia, da imaginação, como forças vivas, para formarmos seres livres. O resultado pretendido é gerar impacto cultural e social para a comunidade, sempre considerando o perfil do público e características sociais da localidade visando a promoção do acesso à leitura" avalia Val de Castro, contadora de histórias e produtora cultural.
O cronograma das apresentações é destaque abaixo, as escolas interessadas em receber gratuitamente as atividades podem entrar em contato com a Companhia Giralua nos contatos disponibilizados no fim da página.
• Curso Livre de Contação de Histórias
com 21 horas de duração – 20 vagas
coordenação de Val do Varal
Local: Vórtice Espaço Giralua de Artes (Rua Manoel Gajo, 301 centro de Bertioga)
datas: 2,4,7,9,10 e 11 de julho
inscrições antecipadas
O curso oferecerá conhecimento prático e teórico da arte de contar histórias;
sensibilização da importância do contar, difundir e preservar a tradição oral, além de práticas de narração de histórias e mediação de leitura.
• Intervenções Cabeças de Livro
Locais: Marina do Forte, Tendas da Praia, Forte São João, Feira de Artesanatos da Casa da Cultura, Feira Livre e Estacionamentos dos supermercados, Posto de Saúde, na Avenida Anchieta - Rua do comércio
Datas: 4,5,11 e 12 de julho de 2020
A intervenção literária Cabeças de Livro tem o intuito da disseminação oral da literatura em espetáculos de spoken-word e performance literária em fusão da literatura com teatro, gerando intervenções em deslocamento por locais públicos com grande movimento de pessoas e/ou em locais fixos para plateias. Um momento para ouvir histórias e se encantar! É essa a proposta da intervenção. Com livros nas mãos e palavras na ponta da língua, os Cabeças de Livro interagem com o público recitando versos, contando histórias, cantando e despertando as alegrias e surpresas que a literatura proporciona.
• Montagem da Tenda da Leitura
Três dias no Quiosque na orla da Praia com 200 livros disponíveis para apreciação e artistas mediadores, intervenção Cabeças de Livro e apresentação de Contação de Histórias
Datas: 10,11 e 12 de julho de 2020
Saladinha de histórias
Na roda de contação diversas narrativas se combinam numa salada bem saborosa de histórias sobre alimentos e comilança: A Horta alegre, Os bolinhos de Arroz, a Galinha Ruiva, Quem vai ficar com o pêssego, Bengie e o Nabo Gigante .
Literatura para Pequeninos – Pique Nique Literário e Banquinha de Doação e Troca de Livros
Mediação de leitura e jogos educativos
• Contação de Histórias
Local: Escolas Públicas de Ensino Fundamental (incluindo escola da Aldeia Indígena em Boraceia)
Para cada unidade será oferecida uma sessão, sendo livre para a escola a escolha da narração entre as quatro opções da proposta “Diferentes povos, diferentes cores, culturas e modos de viver” Quatro histórias apresentam diversidade na forma de pensar e agir no mundo:advindas de diferentes culturas, da Alemanha “A Linguagem dos Animais, recolhida pelos Irmãos Grimm, do Japão o conto tradicional “A Anciã sem medo” e o mito de criação “Mundo sem Sol”, do Brasil o divertido conto “Couro de Piolho” recolhido por Luís da Câmara Cascudo, da Rússia a história “O cesto da avó” de origem popular.
Para a Aldeia Indígena um compartilhamento de histórias recolhidas por pesquisadores da cultura popular brasileira
A origem da lavoura, dos Kayapós é sobre um tempo que não existia frutas nem legumes quando uma jovem índia desceu do céu e ensinou a fazer o roçado com sementes e mudas. O Roubo do Fogo dos índios Tembés revela sobre o fogo em tempos passados ter pertencido ao urubu-rei.
• Leitura Encenada para a Juventude.
Local: Escolas Públicas de Ensino Médio
Datas: 5 a 14 de agosto de 2020
Na Leitura Encenada utilizamos elementos e objetos, bem como uma ambientação visual dando uma roupagem cênica à mediação de leitura. Os atores encenam, dramatizam diálogos, se relacionam com elementos que remetem ao ambiente da narrativa num convite a descoberta individual da obra integral do autor. Nesta proposta Machado de Assis e Guimarães Rosa são os autores homenageados.
contatos para maiores informações
14 981036390 (whatsapp)
13 33164155
email:ciagiralua@gmail.com
instagram/@ciagiralua
Comentários
Postar um comentário