Pular para o conteúdo principal

LUMEIA FESTIM GIRALUA COMPANHIA DE ARTES- arte educação

Completando 15 anos, o grupo teatral criado por Alessandro Brandão e Val de Castro caminha agregando diversos artistas convidados, alia arte e educação perfazendo uma estética própria. 

Na linguagem dos contadores de histórias e teatro de bonecos a Giralua Companhia de Artes soma o teatro, as artes plásticas, música e literatura. O grupo desenvolve projetos artísticos nos gêneros do teatro Infanto-juvenil, intervenções cênicas e literárias, leituras encenadas, contações de histórias, instalações cenográficas e oficinas arte-educativas. 

A trajetória da Giralua Companhia de Artes soma uma dezena de montagens teatrais autorais além das adaptações literárias para o palco. Os artistas, dedicados ao trabalho laborioso, seguem vivenciando múltiplas e diversas experiências que integram linguagens artísticas, se valendo de narração de histórias, manipulação de bonecos e objetos cênicos, dando ênfase as artes visuais na construção cenográfica e à criação de composições musicais próprias.

O Projeto Lumeia Festim Giralua Companhia de Artes comemora 15 anos de trajetória da companhia artística promovendo fomento artístico e formação cultural dirigido à infância, juventude, educadores e comunidade. 

Contação de histórias, leitura encenada para juventude, oficinas artísticas para educadores e uma exposição - Acervo Giralua 15 anos - compõe a programação.

Entre 14 e 18 de abril - a exposição é hospedada pela Oficina Cultural Regional "Glauco Pinto de Moraes", na Rua Rio Branco 18-40 e, pode ser visitada das 13 às 21 horas. No dia 18, acontecem duas atividades de arte educação. As inscrições já estão abertas.

As atividades de arte educação serão ministradas pelo artista plástico Alessandro Brandão e pela atriz Val de Castro



OFICINAS FORMAÇÃO ARTÍSTICA PARA EDUCADORES 

A Linguagem dos Contadores de Histórias
Propõe uma imersão no universo da arte de contar histórias e da mediação de leitura focando em narrativas de contos tradicionais, apresenta uma metodologia de memorização para impulsionar o desenvolvimento de iniciativas livres.
40 vagas - das 8 às 12 horas

Pintura em Aquarela 
A aquarela é uma técnica especial que utiliza uma tinta diluída em água que durante a aplicação no papel canson adquire uma consistência fluídica. Os participantes vão exercitar diversos usos da tinta aquarela.
25 vagas - das 13 às 17 horas

Participe, seja um multiplicador da arte e adquira novos conhecimentos! Tudo gratuito!



Realização: 
Giralua Companhia de Artes
ProAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo
Apoio: 
Oficina Cultura Regional "Glauco Pinto de Moares" - Secretaria de Estado da Cultura





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Contos Africanos da Nação Iorubá

Conta a lenda Iorubá que Xangô foi Rei de Oió, destemido e justiceiro, tinha apenas um temor, a Morte e os mortos. Yansã, A Destemida, uma de suas esposas, que não teme nada, recebe um pedido do Rei para buscar uma poção mágica além do reino escuro e frio. A Senhora dos Ventos segue em uma longa jornada e encontra o líquido maravilhoso. Quando Xangô toma, de sua boca sai um barulho ensurdecedor junto com o fogo. Mas com fogo não se brinca, nem mesmo um rei, e a cidade fica incendiada, e Xangô sofre as consequências juntamente com seu povo. Na história “A Mulher Búfalo” , o segredo de Iansã foi descoberto por Ogum, O Ferreiro, que escondeu a pele e os chifres da Destemida, para tê-la como esposa. A Cultura Popular, incluindo os contos de tradição oral são bens imateriais e simbólicos de absoluta necessidade de transmissão permanente. A Giralua Companhia de Artes tem em sua pesquisa este ideal de repassar contos de tradição em suas contações de histórias e espe...

Histórico de Realização em Teatro - 20 anos do Grupo Giralua Companhia de Artes

                  São 20 anos na estrada das Artes. Agora após 20 anos da Giralua, o desafio é o mesmo do inicio: continuar, ser, estar, ficar, permanecer, andar.   Tornou-se artista. A profissão de levar conteúdo imaterial, a profissão de criar, produzir, fruir manifestações do campo do imaginário, da cultura, do alimento onírico necessário para entrelaçar afetuosa e criativamente o Público.  N a mesma medida, a criança, o infantojuvenil, a juventude, os idosos, os pais e mães, a comunidade, a escola, assim atuando na formação educativa, no atentar-se às ações da Pedagogia da Arte para todos os seres humanos. A motivação advém de uma vontade interior dos artistas em comunicar com o mundo, através das expressões artísticas, sendo o Teatro o centro, o qual gera, resplandece, asperge, exala, flui a linguagem principal e para o Teatro servem com conteúdo a literatura erudita e popular, e ainda as Artes Visuais como a materializaçã...

Atividades culturais resgatam a Cultura Caipira

Espetáculo teatral, roda de causos e oficina de argila fazem os fins-de-semana agitados em 7 cidades do interior paulista , entre março e julho. Nos dias 7 e 8 de junho, a cidade de Valparaíso será a premiada. Os espetáculos acontecem no Espaço da Melhor Idade, n Rua Bernardino da Silva Prates, nº 25, Bairro de São Pedro. Através de ações arte-educativas, a companhia conjuga no projeto premiado “Raízes do Campo - Histórias do Avô do Bisavô de Agripino”, três atividades com objetivos de propagar a cultura caipira de raiz no interior do Estado de São Paulo, especificamente junto à região centro oeste paulista. A peça teatral com conteúdo para a infância e público em geral perfaz uma ação de transmissão de saber sobre a realidade do homem do campo e preservação da memória; o bate-papo se apresenta como uma troca cultural e produção de sentido e a oficina como uma prática pedagógica a ser estimulada. Todas as atividades são gratuitas. A proposta foi direcionada às cidades ...