Pular para o conteúdo principal

Cultura: criador e criatura



A cultura pode tomar esta ou aquela direção, mas sempre deverá seu respaldo a uma fatia indefinida do todo social pois terá sempre origem nos “andrajos” sociológicos de um povo. A cultura popular, em verdade, mistura-se com a própria noção inesgotável de identidade nacional.

A cultura sempre privilegia a democracia, pode-se configurar uma nação a partir dos vínculos culturais que untam os diversos segmentos de sua pirâmide social. Os veículos, não obstante, podem ser mais ou menos populares, de acordo com a dimensão que atingem em relação ao meio populacional.

Quando se pensa cultura, não se pensa em se formular algo inatingível, pois, do contrário não há veículo disponível. Os veículos, entendidos como os meios ou instrumentos adequados ao livre trânsito cultural, são nutridos a partir de um planejamento segmentado. Podem, portanto, se dar ao luxo de serem mais ou menos populares, ou até elitizados.

A cultura, por seu turno, traduz sempre algo que conecta criador e criatura. Logo, um poeta escreve um verso assim como um legislador formula uma lei. No intuito de exteriorizar, verbalizar, desenhar traços culturais, cujo matiz ideológico pode se aproximar mais deste ou daquele segmento pensante do todo social.

Um Estado para fomentar, de modo positivo, a sua veia artística popular, não há de se preocupar com a criação em si, mas, primeiramente, com os veículos através dos quais esta ou aquela manifestação é absorvida. 

Assim, a cultura gerada no seio deste ou daquele estamento deverá atingir os recantos mais impensáveis, culturalmente falando, desde que se crie atalhos e fendas por onde esta possa trilhar com segurança. Daí, a importância de estruturação e regulação de veículos, para que todos eles assumam a sua postura participativa e o seu comprometimento com a divulgação cultural abrangente.

Por outro lado, o pleonasmo cultura popular nos serve de anteparo no caminho de uma cultura mais resguardada de influências vis e de dominação. Auxilia-nos nas veredas sinuosas de um mosaico cultural inerte ou não engajado. E, por fim, desperta a consciência dos artistas, políticos, líderes e formadores de opinião para aquilo que é o próprio sustentáculo de uma nação: a sua diversidade cultural.

http://www.overmundo.com.br/overblog/cultura-popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Contos Africanos da Nação Iorubá

Conta a lenda Iorubá que Xangô foi Rei de Oió, destemido e justiceiro, tinha apenas um temor, a Morte e os mortos. Yansã, A Destemida, uma de suas esposas, que não teme nada, recebe um pedido do Rei para buscar uma poção mágica além do reino escuro e frio. A Senhora dos Ventos segue em uma longa jornada e encontra o líquido maravilhoso. Quando Xangô toma, de sua boca sai um barulho ensurdecedor junto com o fogo. Mas com fogo não se brinca, nem mesmo um rei, e a cidade fica incendiada, e Xangô sofre as consequências juntamente com seu povo. Na história “A Mulher Búfalo” , o segredo de Iansã foi descoberto por Ogum, O Ferreiro, que escondeu a pele e os chifres da Destemida, para tê-la como esposa. A Cultura Popular, incluindo os contos de tradição oral são bens imateriais e simbólicos de absoluta necessidade de transmissão permanente. A Giralua Companhia de Artes tem em sua pesquisa este ideal de repassar contos de tradição em suas contações de histórias e espe...

Histórico de Realização em Teatro - 20 anos do Grupo Giralua Companhia de Artes

                  São 20 anos na estrada das Artes. Agora após 20 anos da Giralua, o desafio é o mesmo do inicio: continuar, ser, estar, ficar, permanecer, andar.   Tornou-se artista. A profissão de levar conteúdo imaterial, a profissão de criar, produzir, fruir manifestações do campo do imaginário, da cultura, do alimento onírico necessário para entrelaçar afetuosa e criativamente o Público.  N a mesma medida, a criança, o infantojuvenil, a juventude, os idosos, os pais e mães, a comunidade, a escola, assim atuando na formação educativa, no atentar-se às ações da Pedagogia da Arte para todos os seres humanos. A motivação advém de uma vontade interior dos artistas em comunicar com o mundo, através das expressões artísticas, sendo o Teatro o centro, o qual gera, resplandece, asperge, exala, flui a linguagem principal e para o Teatro servem com conteúdo a literatura erudita e popular, e ainda as Artes Visuais como a materializaçã...

Cia Giralua contemplada pelo PROAC

A Cia. Giralua de Artes - grupo teatral de repertório formado há 12 anos – foi vencedora do Concurso de Apoio a Projetos de Promoção da Continuidade das Culturas de Raiz . De março a julho de 2013 deve expandir seu trabalho pelas cidades do interior paulista. O apoio é do Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria de Estado da Cultura, edição 2012. Com o espetáculo teatral “Histórias do Avô do Bisavô de Agripino”, a Giralua circula pelo Centro-oeste paulista, passando por sete cidades em 21 apresentações ,  distribuídas entre as escolas da rede pública e uma apresentação aberta ao público em geral, com convite especial para grupos de terceira idade e comunidade rural e grupos de movimentos agrários. Sta. Cruz do Rio Pardo, Lourdes, Valparaíso, Pederneiras, Teodoro Sampaio, Guaiçara e Lucianópolis  são as  cidades contempladas. Para encerrar a turnê, o dramaturgo e cenógrafo da companhia, Alessandro Brandão, administra uma oficina de bichos do campo em...