Pular para o conteúdo principal

Trabalho em Processo - A Terceira Margem de João Guimarães Rosa

CIA GIRALUA DE ARTES

A TERCEIRA MARGEM DO RIO
GUIMARÃES ROSA

Um homem ordeiro, cumpridor, subitamente manda fazer uma canoa para caber justo o remador, e nela mora, no rio. Sem subir, nem descer, ali ficou no desamparo da noite, no devagar depressa dos tempos. O filho, ao longo de sua vida, à margem do rio, convive com a decisão inusitada do pai, seu próprio drama e dos familiares, e a estranheza dos moradores das beiras e de todo o vilarejo.



"Cê vai, ocê fique, você nunca volte!" 


— "Pai, o senhor me leva junto, nessa sua canoa?"

Nosso pai entrou na canoa e desamarrou, pelo remar. E a canoa saiu se indo — a sombra dela por igual, feito um jacaré, comprida longa. 


Nosso pai não voltou. Ele não tinha ido a nenhuma parte. Só executava a invenção de se permanecer naqueles espaços do rio, de meio a meio, sempre dentro da canoa, para dela não saltar, nunca mais. 





Eu mesmo cumpria de trazer para ele, cada dia, um tanto de comida furtada: a idéia que senti, logo na primeira noite, quando o pessoal nosso experimentou de acender fogueiras em beirada do rio, enquanto que, no alumiado delas, se rezava e se chamava. Depois, no seguinte, apareci, com rapadura, broa de pão, cacho de bananas.(...)Isso, que fiz, e refiz, sempre, tempos a fora. Surpresa que mais tarde tive: que nossa mãe sabia desse meu encargo, só se encobrindo de não saber; ela mesma deixava, facilitado, sobra de coisas, para o meu conseguir. Nossa mãe muito não se demonstrava.


A gente teve de se acostumar com aquilo. Às penas, que, com aquilo, a gente mesmo nunca se acostumou, em si, na verdade.

Trabalho em Processo - Literatura Encenada

Ficha Técnica
Atores: Alessandro Brandão e Val de Castro
Audiovisual e Fotografia: Liene Saddi
Produção: Cia Giralua e Estudio 2B

Com estreia anunciada para Maio a Cia Giralua e Estudio 2B estão em fase de pesquisa e preparação da encenação da obra A Terceira Margem do Rio de João Guimarães Rosa. O trabalho artístico integra Literatura, Teatro e Audiovisual pretendendo com a união dessas linguagens a criação de uma obra cênica voltada para a juventude.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Contos Africanos da Nação Iorubá

Conta a lenda Iorubá que Xangô foi Rei de Oió, destemido e justiceiro, tinha apenas um temor, a Morte e os mortos. Yansã, A Destemida, uma de suas esposas, que não teme nada, recebe um pedido do Rei para buscar uma poção mágica além do reino escuro e frio. A Senhora dos Ventos segue em uma longa jornada e encontra o líquido maravilhoso. Quando Xangô toma, de sua boca sai um barulho ensurdecedor junto com o fogo. Mas com fogo não se brinca, nem mesmo um rei, e a cidade fica incendiada, e Xangô sofre as consequências juntamente com seu povo. Na história “A Mulher Búfalo” , o segredo de Iansã foi descoberto por Ogum, O Ferreiro, que escondeu a pele e os chifres da Destemida, para tê-la como esposa. A Cultura Popular, incluindo os contos de tradição oral são bens imateriais e simbólicos de absoluta necessidade de transmissão permanente. A Giralua Companhia de Artes tem em sua pesquisa este ideal de repassar contos de tradição em suas contações de histórias e espe...

LUMEIA FESTIM GIRALUA DE ARTES em Botucatu

Estamos na quarta parada de nossa turnê, chegando em Botucatu, nos dias 19 e 20 de junho. As atividades acontecem no Cine Teatro Nelli, localizado na Praça 15 de novembro, Centro. No dia 29, em dois horários, às 10 e às 14 horas, apresentação de Contação de Histórias para o público infantil. À noite, às 20 horas, a cena é voltada ao público jovem com Leitura Encenada para Juventude. No dia 30, serão ministradas duas atividades artísticas, voltadas para aqueles que se interessem por arte educação. Das 8 às 12 horas – A Linguagem dos Contadores de Histórias, e das 13 às 17 horas – Pintura em Aquarela. As inscrições para as atividades de arte educação e os agendamentos de escolas para assistirem as apresentações podem ser feitas através do e-mail:  cultura@botucatu.sp.gov.br Quer conhecer um pouco do nosso trabalho, acesse nossa página no You Tube e confira! https://www.youtube.com/channel/UCKHSErwna-X4vC5PQChAm9w O Lumeia Festim Giralua de Arte...

Histórico de Realização em Teatro - 20 anos do Grupo Giralua Companhia de Artes

                  São 20 anos na estrada das Artes. Agora após 20 anos da Giralua, o desafio é o mesmo do inicio: continuar, ser, estar, ficar, permanecer, andar.   Tornou-se artista. A profissão de levar conteúdo imaterial, a profissão de criar, produzir, fruir manifestações do campo do imaginário, da cultura, do alimento onírico necessário para entrelaçar afetuosa e criativamente o Público.  N a mesma medida, a criança, o infantojuvenil, a juventude, os idosos, os pais e mães, a comunidade, a escola, assim atuando na formação educativa, no atentar-se às ações da Pedagogia da Arte para todos os seres humanos. A motivação advém de uma vontade interior dos artistas em comunicar com o mundo, através das expressões artísticas, sendo o Teatro o centro, o qual gera, resplandece, asperge, exala, flui a linguagem principal e para o Teatro servem com conteúdo a literatura erudita e popular, e ainda as Artes Visuais como a materializaçã...